Parceria entre Secretaria de Educação da Paraíba e Instituto Auschwitz inicia formação ‘Cidadania e Democracia desde a escola’

publicado: 28/05/2024 19h11, última modificação: 28/05/2024 19h11
WhatsApp Image 2024-05-28 at 17.58.37.jpeg

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) iniciou neste ano de 2024 uma parceria com Instituto Auschwitz, e nesta terça-feira (28), foi realizada a aula inaugural da formação para profissionais da educação do projeto “Cidadania e democracia desde a escola”. O encontro foi por meio de uma live no canal do YouTube da Secretaria e contou com a presença de gestores e professores das 16 Gerências Regionais de Educação (GREs).

A iniciativa, criada em 2016 e implementada no Brasil desde 2018, visa a elaborar e implementar políticas públicas como intuito de fortalecer a democracia e o respeito nas escolas. A parceria com a Secretaria da Educação oferece 400 vagas para profissionais da Rede Pública Estadual realizar o curso de formação.

A metodologia do projeto tem seis eixos temáticos para os professores trabalharem junto aos estudantes em sala de aula. Os temas são: a Identidade e Diversidade, Dignidade e Respeito, Direitos Humanos, Democracia e Direitos à Informação, Cidadania e Solidariedade e Elaboração de um Projeto.

A representante do Instituto Auschwitz, Clara Ramírez Barat, agradeceu ao secretário Roberto Souza, a secretária Elizabete Araújo e também aos gestores, coordenadores e professores por participarem e confiarem no projeto.

“Com esse mundo cada vez mais complexo, a educação é uma ferramenta fundamental nessa transformação e trabalha para construir cidadão críticos engajados e que lutem pelos seus direitos e direitos dos outros”, frisou.

De acordo com a gerente executiva de Educação Especial Diversidade, Inclusão, Direito Humanos Povos indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais, Vanuza Cavalcanti, a SEE-PB vem pontecializando a temática dos direitos humanos.

Um desses trabalhos é a parceria com o Ministério Público Estadual da Paraíba (MPPB) que teve implementação do projeto “Pertencimentos”. O objetivo é trabalhar os ciclos de paz da justiça restaurativa dentro do ambiente escolar. Também são realizadas formações pedagógicas para o enfretamento ao bullying, ao racismo, à intolerância religiosa e de inclusão.

“Nós da secretaria acreditamos que o ambiente escolar é o celeiro para transformação da maneira de ver o mundo. Existe uma prerrogativa de respeitar os direitos humanos, respeitar a diversidade e a inclusão. Além da parceria com do Instituto Auschwitz fazemos atividades nas escolas relacionadas ao enfretamento à violência e estimulamos professores, gestão e estudantes nas questões de direitos humanos”, detalhou Vanuza.

O procurador do Ministério Público Federal da Paraíba (MPF-PB), Dr. José Godoy, vê como positiva a parceira entre o Governo da Paraíba, Secretaria da Educação e o Instituto.

“Precisamos avançar no debater sobre os direitos humanos especialmente a partir das escolas. Para ter democracia precisamos ter os direitos humanos e sem democracia não há direitos. Esse curso é muito importante, pois a população necessita conhecer os seus direitos e é necessário que os direitos fundamentais e direitos humanos entrem de vez na grade curricular das escolas paraibanas”, comentou.

Também participou do encontro, o professor e Artes da ECI Almirante Saldanha, de João Pessoa, Luciano Medeiros. Na oportunidade, o professor apresentou o trabalho que vem sendo desenvolvido na escola sobre a temática de direitos humanos e a preservação do meio ambiente. Fotos e vídeos foram apresentados mostrando atividades como peças teatrais, trabalhos manuais entre outras.

O Instituto Auschwitz é uma organização não governamental criada em 2006 com o objetivo de honrar as vítimas do Holocausto, o genocídio e outras atrocidades violentas. Com sede nos Estados Unidos e escritórios espalhando pelo mundo, o Instituto tem como missão a prevenção de violência na sociedade e na escola.