Paraíba sedia 10º Encontro Nacional de Estudantes Indígenas com presença de representantes da SEE-PB

publicado: 17/10/2023 09h25, última modificação: 20/10/2023 07h21
965ED835-0E56-4CAC-A9A3-7C10B3A93A79.jpeg

Teve início nessa segunda-feira (16), na Aldeia Jaraguá, localizada no município de Rio Tinto, o X Encontro Nacional de Estudantes Indígenas (ENEI). O evento reúne mais de 2 mil estudantes indígenas de todo o país, sendo o maior evento indígena de reflexão e mobilização coletiva no contexto da educação e conta com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB). A programação segue até a sexta-feira (20) e conta com mesas redondas, fóruns de discussão, apresentações culturais, grupos de trabalho, atos públicos, palestras e passeios pelo território Potiguara. Esta é a primeira vez que a Paraíba sedia o evento.

Com o tema “Análise e conjuntura da presença indígena no ensino superior na última década”, o ENEI visa promover um rico intercâmbio de conhecimentos e experiências na Formação Superior. O encontro enfatiza a necessidade de discutir a acessibilidade e a permanência dos estudantes indígenas na educação, fortalecendo sua representação sociopolítica, especialmente na Paraíba. “O evento surgiu da vontade e necessidade de discutir políticas públicas educacionais voltadas para estudantes indígenas, já que as universidades brasileiras não estão devidamente preparadas para acolher esta população, dada a vasta diversidade de culturas e línguas indígenas presentes no país (mais de 300 etnias e 180 línguas)”, explica Robson Potiguara, membro da coordenação de logística do X ENEI.

O secretário de Estado da Educação, Roberto Sousa, esteve presente nessa segunda-feira durante o lançamento do evento. Para Roberto, a Paraíba sediar a décima edição de um evento como esse apenas reforça o compromisso do estado com trazer cada vez mais progresso e inclusão para a educação. "Reunindo mentes brilhantes, líderes de opinião e cidadãos engajados, estamos não apenas trocando ideias, mas traçando o curso para um futuro mais promissor. Estou profundamente honrado em fazer parte deste momento significativo e espero que ele sirva como catalisador para mudanças positivas e duradouras em nossa sociedade”.

Além de Roberto Sousa, a abertura contou com a presença de representantes do Ministério da Educação; de Eloy Terena, secretário Executivo no Ministério dos Povos Indígenas; da presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana; de representantes da Secretaria da Igualdade Racial e Diversidade Humana do Governo do Estado, da prefeita de Rio Tinto, Magna Gerbasi; do deputado Frei Anastácio, além de outros representantes da Educação.

Atualmente, na Paraíba, existem duas etnias principais: Potiguara e Tabajara, que estão recepcionando os demais povos. Segundo a coordenação do evento, entre os cerca de 2 mil alunos participantes temos aproximadamente 300 etnias representadas.

O X ENEI Potiguara conta com o apoio do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Ministério da Educação (MEC), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), principalmente com a aquisição de materiais; Prefeitura Municipal de Rio Tinto com apoio logístico e de infraestrutura; Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) com fornecimento de alimentação, e Instituto Alok.

Confira a programação:

TERÇA-FEIRA (17/10)

• 07h30 - Ritual de abertura

• 08h - Mesa 02: Presença Indígena no Ensino Superior - Demarcando Territórios

• 10h - Mesa 03: Barreiras Formais Científicas e Ideologicas Para Pesquisadores Indígenas no Âmbito Acadêmico: O QUE É CIÊNCIA?

• 14h - Fórum 1: Acessibilidade e Saúde Mental dos Estudantes Indígenas

• 16h - Fórum 2: Universidade Indígena no Brasil

QUARTA-FEIRA (18/10)

• 07h30 - Ritual de abertura

• 08h - Mesa 04: Acesso e Permanência dos Estudantes Indígenas no Ensino Superior (Graduação e Pós Graduação)

• 10h - Mesa 05: EGRESSOS – Mercado de Trabalho e o Retorno para o Território?

• 14h - Grupos de Trabalhos com Apresentação de Banner ou Oralidade

QUINTA-FEIRA (19/10)

• 08h - DIA DO POTIGUARA – Ritual e fala das Lideranças Potiguara

• 14h - ATO PÚBLICO DO X ENEI