Notícias
Paraíba se destaca na 4ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília
A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) marcou presença na 4ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, que ocorreu de 26 a 28 de novembro na Arena BRB, Estádio Mané Garrincha, em Brasília-DF. Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), o evento buscou ampliar o reconhecimento da educação profissional e tecnológica com ações que envolvem “Inovação, Inclusão e Sustentabilidade”, tema central deste ano.
A Paraíba participou do evento com quatro projetos de escolas técnicas estaduais, levando ciência e inovação para o cenário nacional. Entre as iniciativas apresentadas estiveram: Green Oasis: Cultivando conhecimentos e Sustentabilidade (ECIT Dom Marcelo Pinto Cavalheira, em Guarabira); Filtruvial: Filtro para Purificação de Águas Pluviais (ECIT Francisca Martiniano da Rocha, em Lagoa Seca); Para uma Crise Global, Resposta Local: Criação de Plástico Sustentável no Combate às Queimadas e ao Lixo em Lagoa Seca-PB (ECIT Francisca Martiniano da Rocha, Lagoa Seca); e Doce Flor do Brejo (Hotel Escola Bruxaxá, em Areia).
Cada projeto contou com a participação de um professor e dois estudantes, totalizando 12 representantes do estado, incluindo o Gerente Executivo de Educação das Cidadãs Técnicas (GEECT), Túlio Antunes, e o Assessor de Educação Profissional, Jerônimo Nascimento.
Os professores também compartilharam suas impressões sobre a experiência no evento. Bárbara Neves, docente da ECIT Irmã Stefanie, afirmou estar encantada com a troca de conhecimentos proporcionada pela feira. "Estou aqui com os alunos do Hotel Escola Bruxaxá, representando a Paraíba na 4ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica em Brasília. E está sendo excelente e gratificante ver o projeto que eles desenvolveram sendo fruto aqui na feira e sendo inspiração também para outras escolas e outras instituições, além de principalmente conseguir agregar aos nossos alunos novas ideias, novos saberes com a produção dos outros institutos", disse.
Maria Alice, aluna do segundo ano do curso de Agroecologia da ECIT Dom Marcelo Pinto Cavalheira, destacou o diferencial do projeto hidropônico apresentado por sua equipe. "O diferencial do projeto é a utilização da água do ar condicionado, onde estava sendo descartada e a gente colocou para uso. Eu estou amando o evento, onde já vi outros sistemas hidropônicos, sendo que o diferencial do nosso é que ele tem uma estrutura diferente, onde a gente mostra que pode ser utilizado materiais simples e reciclável, diferente dos outros. Também tive a experiência de conhecer vários outros projetos, vi vários aqui de agroecologia, de tecnologia, e está sendo muito importante para mim", comentou a estudante de 15 anos.
Além das apresentações, a Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica proporciona um espaço para debates, competições e intercâmbio de ideias entre estudantes, professores e instituições de todo o país. Neste ano, foram selecionados mais de 400 projetos de 56 instituições de educação de todo o país. A programação buscou promover maior integração e visibilidade às iniciativas da educação profissional, alinhando-se aos desafios globais de sustentabilidade e inovação.
Para Túlio Antunes, a participação dos estudantes reforça o avanço da educação técnica na Paraíba. “Participamos de mais uma edição da Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. Para esta quarta edição, trouxemos 4 (quatro) projetos, de escolas técnicas, produzindo ciência e inovação, que mostram o quanto nossa educação profissional tem avançado. Isso demonstra a dedicação dos professores e o empenho dos estudantes. A GEECT reforça seu compromisso em desenvolver a educação profissional e técnica na Paraíba, com ações que promovam e fomentem projetos como esses que trouxemos à Brasília e que são exemplo para toda a Rede. Assim, com uma abordagem inovadora, a Paraíba reafirma seu papel como referência nacional em educação profissional e técnica”, destacou Túlio.