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Paraíba promove I Seminário de Educação Indígena e Diversidade Cultural
A Secretaria de Estado da Educação por meio da Gerência Executiva de Educação Especial, Diversidade, Inclusão, Direitos Humanos, Povos indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais (GEEDI), realizou neste sábado (26) o I Seminário de Educação Indígena e Diversidade Cultural da Paraíba, no auditório da UFPB, Campus de Mamanguape. O evento reuniu cerca de 275 profissionais de educação das 11 escolas estaduais indígenas, todas da 14ª GRE.
O seminário realizado em parceria com a Organização dos Professores Indígenas Potiguaras da Paraíba (OPIPP), contou com a participação de gestores, professoras, professores e coordenações das escolas indígenas Potiguaras e também convidados indígenas Tabajaras.
A gerente executiva da GEEDI, Vanuza Cavalcante Fernandes, ressalta que a realização do seminário foi uma aspiração de longa data dos educadores indígenas, expressando o compromisso e a vontade da comunidade em fortalecer suas práticas pedagógicas e culturais. “Este seminário representa uma conquista significativa para as escolas indígenas, um reflexo da luta e da dedicação de nossas comunidades em promover uma educação que valorize e respeite suas raízes. Estamos presenciando aqui um marco histórico no desenvolvimento da educação indígena em nosso estado, que abre novos caminhos para um ensino mais inclusivo e alinhado com a identidade e os saberes tradicionais dos povos indígenas. Esse momento é uma celebração da nossa cultura, uma reafirmação da nossa história e um compromisso com o nosso futuro,” enfatizou.
De acordo com o gerente regional da 14ª GRE, Gemerson Roque, o encontro teve como principal finalidade debater o fortalecimento da aprendizagem nas escolas indígenas. Ele ressalta que existe um currículo específico, que assegura uma educação diferenciada para essas escolas, integrando componentes e práticas que promovem a preservação da língua, da cultura, das tradições, do artesanato e de outros elementos culturais característicos. “Hoje, discutimos a profundidade dessa identidade e da autoafirmação que a educação proporciona, reafirmando nosso compromisso com a continuidade do processo de resgate e valorização das origens de nosso povo”, afirmou.
Já para o coordenador executivo da OPIPP, Daniel Santana, o seminário foi um importante marco para os professores indígenas da região, pois trouxe temas relevantes para a educação local. Ainda segundo ele, a realização do encontro demonstra compromisso com a pauta da educação indígena na Paraíba. “As temáticas discutidas aqui têm como finalidade fortalecer não só a educação, mas também a cultura, a identidade em nossos professores, para que estes possam aprimorar e reforçar com nossos estudantes”, destaca.
A abertura do encontro contou com um Toré, que é um ritual sagrado por meio de dança, realizado pelos participantes. Logo em seguida, foi ministrada a primeira palestra com a professora Juciene Ricarte Cardoso Tarririú, com o Tema: Educação Escolar Indígena e Diversidade Cultural: Saberes Ancestrais e Contemporaneidade. Seguindo com a programação, aconteceu o primeiro painel com o Tema: Direitos Humanos: Legislação e Ancestralidade. Para encerrar o encontro, no turno da tarde, aconteceu o segundo painel com o Tema: Protagonismo Potiguara e o Fortalecimento do Currículo Escolar Antirracista.