Notícias
Paraíba encerra missão educacional na França e Holanda, e já vislumbra avanços no sistema de avaliação e aprendizagem
A Paraíba participou ativamente da Missão Educacional "Juntos Pelo Direito de Aprender" na França e Países Baixos, que teve início na segunda-feira (10) e encerrou nesta sexta-feira (14). O secretário de Estado da Educação da Paraíba, Roberto Souza, representou o estado durante a missão, promovida pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), e que teve como objetivo fortalecer o aprendizado educacional no Brasil por meio de um intercâmbio com instituições educacionais europeias referência em ensino e aprendizagem.
O secretário Roberto Souza destacou a importância desse intercâmbio para a Paraíba, ressaltando que a missão contribuirá para melhorar o sistema de avaliação diagnóstica e somativa da educação básica no estado. “Com participação ativa na missão, a Paraíba reafirma seu compromisso com a educação de qualidade, buscando constantemente ampliar seus horizontes e promover conquistas no sistema educacional. Ter contato com outros sistemas de avaliação permitiu à comitiva paraibana qualificar suas práticas e buscar aprimoramentos”, explicou Roberto.
Durante a visita, os participantes da missão tiveram a oportunidade de conhecer experiências internacionais efetivas sobre avaliação e aprendizagem. Na França, foram apresentadas iniciativas, tecnologias e modelos de avaliação educacional adotados no país, com destaque para a avaliação em larga escala, testes digitais, fluência em leitura e políticas de avaliação. Além disso, houve uma visita ao Ministério de Educação da França, onde os representantes puderam trocar experiências com os desenvolvedores da educação francesa.
A comitiva também foi recebida pela equipe do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Na ocasião, os técnicos apresentaram pesquisas sobre crianças e jovens fora da escola, avaliação formativa com tecnologias digitais, políticas de avaliação e recomendações ao Brasil, pesquisas sobre habilidades socioemocionais, pesquisas sobre as tendências das avaliações de crianças no século XXI e sua implicação nas políticas educacionais. Em Haarlemmermeer Lyceum, escola pública da cidade de Hoofdorf, os visitantes puderam conhecer a organização do ensino básico público dos Países Baixos para formação de cidadãos globais, com incentivo ao ensino bilíngue.
Na embaixada do Brasil, em Haia, a comitiva foi recebida pelo embaixador e representantes do Ministério da Educação da Holanda, que apresentaram o funcionamento do sistema de educação do país. No último dia da viagem, segundo o secretário, a comitiva esteve na Holanda, onde visitaram o CITO Institute, importante instituto de avaliação do país, localizado em Arnhem. Na ocasião, diretores apresentaram uma visão geral do instituto e do sistema educacional e de avaliação do país. Técnicos e avaliadores realizaram exposições sobre a avaliação da alfabetização e da educação profissional e tecnológica na Holanda.
De acordo com a Undime, a missão “Juntos Pelo Direito de Aprender” foi uma oportunidade para os representantes dos estados brasileiros conhecerem as principais iniciativas, tecnologias e modelos de avaliação educacional adotados em países de referência na área educacional. Além dos secretários estaduais, a missão contou com representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), institutos de educação, gestores e pesquisadores em avaliação.