Notícias

Pacto Alfabetiza Mais Paraíba vai avaliar fluência de 42 mil estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental

publicado: 09/06/2023 08h00, última modificação: 09/06/2023 10h20
DiegoNóbrega - EEEF Epitácio Pessoa (14).jpg

- Foto: DiegoNobrega

A Secretaria de Estado da Educação realiza, em parceria com instituições renomadas, a avaliação de fluência leitora de 42 mil estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental como primeira etapa do Pacto Alfabetiza Mais Paraíba. Iniciativa pioneira que tem como objetivo diagnosticar a capacidade de leitura e oralidade dos alunos, fornecendo informações concretas para ações pedagógicas direcionadas e efetivas. As avaliações iniciam na próxima segunda-feira (12) e seguem até o dia 23.

Durante o período dos exames, os alunos de todos os municípios paraibanos signatários do Regime de Colaboração em Educação da Paraíba e da rede estadual de ensino serão submetidos a uma avaliação minuciosa. Serão analisadas habilidades como leitura de palavras, pseudopalavras com fonemas da língua portuguesa e um texto simples, por meio de gravação digital. A execução e correção da avaliação será feita pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Os resultados obtidos fornecerão às escolas um diagnóstico preciso e orientações para a elaboração de planos de ação individualizados, buscando suprir eventuais lacunas de aprendizagem.

Essa ação é parte integrante do Pacto Alfabetiza Mais Paraíba, programa lançado no último dia 17 de maio pelo Governo do Estado e que envolve formação de professores, entrega de material didático complementar e estímulo às melhores práticas educacionais. O objetivo é assegurar que todas as crianças alcancem a alfabetização na idade correta. Segundo dados do Ministério da Educação, 55% dos estudantes no final do Ciclo de Alfabetização ainda não estão alfabetizados. De acordo com o relatório, os dados foram agravados pela pandemia da Covid-19.

O Pacto Alfabetiza Mais Paraíba pretende suprir essa lacuna e fortalecer a educação no estado colocando em prática o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa pelo Regime de Colaboração com os Municípios. Em parceria com a Associação Bem Comum, a Fundação Lemann e o Instituto Natura, a iniciativa busca oferecer suporte e recursos necessários para que os estudantes desenvolvam plenamente suas habilidades de leitura e escrita. A avaliação de fluência é apenas a primeira grande ação do programa que recebeu do Governo do Estado um investimento da ordem de R$ 23 milhões.