ODE: Governo da Paraíba aprova investimentos acima de R$ 180 milhões para escolas da 1ª GRE

publicado: 16/09/2023 20h55, última modificação: 17/09/2023 00h33
16_09_2023_ultimo ODE joao pessoa foto Rizemberg felipe  (168).jpg

Foto: Rizemberg Felipe - Foto: RIZEMBERG

Nesse sábado (16), a Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, foi palco da última audiência pública regional do Orçamento Democrático Estadual (ODE) – Ciclo 2023. Na presença de milhares de cidadãos e representantes dos 14 municípios da 1ª Região Geoadministrativa, a Educação foi eleita por cerca de 8 mil pessoas como uma das prioridades para o próximo ano.

Durante o evento, o governador João Azevêdo oficializou a liberação de importantes Ordens de Serviço voltadas para a 1ª Gerência Regional de Ensino. Foram anunciadas ações de Engenharia, Manutenção Corretiva e Preventiva em cinco escolas estratégicas da 1ª GRE. As escolas beneficiadas são: EEEF Professora Antonia Rangel de Farias, EEEFM e EJA Padre Miguelinho, EEEF Padre Azevedo e EEEF Padre João Felix, em João Pessoa, e a EEEFM Antonio Elias Pessoa (Forte Velho), localizada em Santa Rita. O investimento nessa iniciativa, que visa melhorar ainda mais as condições das instituições de ensino, totaliza aproximadamente R$ 700 mil.

O governador ainda realizou a entrega de notebooks para professores e a prestação de contas de uma série de investimentos que beneficiarão diretamente a área da educação. Estão previstos R$ 185,4 milhões para a realização de nove reformas em escolas, incluindo instituições renomadas como a Engenheiro Dávila Lins, em Bayeux, e a Escola Abreu e Lima, em Cabedelo. Além disso, está em planejamento a construção de 14 creches, uma para cada município da região, representando um investimento de R$ 14,6 milhões que beneficiará cerca de 1.200 crianças. Adicionalmente, R$ 23,3 milhões estão sendo destinados para a rede municipal, que contemplará a construção de ginásios e de cinco escolas em municípios como Alhandra, Caaporã, Mari e Sobrado.

O secretário de Educação da Paraíba, Roberto Souza, juntamente com a secretária Executiva de Gestão Pedagógica, Elizabete Araújo, e a secretária Executiva de Administração, Pollyana Loreto, estiveram presentes na audiência, reiterando o compromisso do governo com a elevação dos padrões educacionais no estado.

“A educação, como sempre, está no coração das nossas ações. Ver essa área ser eleita como uma das prioridades, pelos cidadãos da 1ª Região Geoadministrativa, ratifica que estamos no caminho certo. Os investimentos anunciados hoje refletem nossa visão de um futuro promissor para nossos jovens e crianças. Estamos trabalhando incansavelmente para oferecer a melhor infraestrutura, formação e recursos para as nossas instituições educacionais. Essa é uma jornada contínua que conta com a colaboração de cada paraibano e paraibana para seguir transformando a educação do nosso estado”, celebrou o secretário Roberto Souza.

A plenária do ODE foi uma oportunidade para a população participar ativamente da decisão sobre onde e como serão investidos os recursos públicos, reforçando a transparência e o compromisso do governo estadual em ouvir e atender às necessidades do povo paraibano.