Na 5ª GRE: Governo da Paraíba investe cerca R$ 50 milhões em construções, reformas, ampliações e manutenções em escolas no Cariri paraibano

publicado: 30/07/2024 16h11, última modificação: 30/07/2024 16h22
leandro_odemonteiro-9372.jpg
leandro_odemonteiro-9427.jpg
leandro_odemonteiro-9391.jpg
leandro_odemonteiro-9437.jpg
leandro_odemonteiro-9446.jpg

O Governo da Paraíba está investindo até o momento R$ 49.708.508,15 milhões em obras de construção, reforma, ampliação e manutenção de 18 escolas na 5ª Gerência Regional de Educação (GRE) da Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB). As intervenções são realizadas por meio da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (SUPLAN) e da Gerência de Obras (Geobs) da SEE-PB. Atualmente a 5ª GRE abrange 26 escolas entre ECIs, ECITs e regulares, distribuídas em 19 cidades da região do Cariri paraibano.

“Agora estamos com uma escola bonita, moderna e adequada para nosso aprendizado” comentou a estudante, Rayssa Alves, que está na 2ª série do Ensino Médio na nova Escola Cidadã Integral (ECI) Bartolomeu Maracajá, localizada no município de São José dos Cordeiros. Os estudantes iniciaram as aulas do primeiro semestre de 2024, no novo prédio da ECI que foi inaugurado em junho. Só nesta unidade foram investidos R$ 6.674.385,12.

O prédio da ECI Bartolomeu Maracajá agora com oito salas de aula, conta com biblioteca, laboratórios de Informática, Ciências, Matemática/Robótica, sala de professores, diretoria, sala de reuniões, secretaria, arquivo, banheiros masculino e feminino com acessibilidade para professores, sala de professores, refeitório, cozinha, dispensa de alimentos, depósito de material de limpeza, guarita, bloco de banheiros femininos/masculinos e para PCD para os estudantes. Toda a estrutura está equipada e climatizada.

“Há muitos anos tínhamos um prédio com pouca estrutura, mas fazíamos nosso trabalho com maestria para que não prejudicasse a aprendizagem dos nossos estudantes. Mas agora temos um prédio moderno, equipado e nosso trabalho vai fluir com maior facilidade e com certeza vai melhorar nossos resultados”, detalhou o gestor da ECI, Valter Holanda.

Construções: Na região, ainda estão sendo construídas mais cinco novas escolas, onde estão sendo investidos até o momento, mais de R$32,4 milhões. As obras estão acontecendo no município de Prata, onde foi realizada a terraplanagem para construção da ECIT Francisco de Assis Gonzaga; sendo iniciadas as construções da ⁠ECI Serveliano de Farias Castro, em Caraúbas; da ECI Mário de Oliveira Chaves, em São João do Tigre; e da ECI Malaquias Batista Feitoza, em São Sebastião do Umbuzeiro. Já no município de Zabelê, a obra está em fase de demolição para dar início à construção do novo prédio da ECI Maria Celeste do Nascimento.

“A realidade da 5ª Gerência Regional de Educação, no Cariri paraibano, é a realidade de todo o estado. Todos os estados por algum momento da sua história passaram por uma requalificação escolar da melhoria da infraestrutura das escolas, e a Paraíba está passando por esse momento agora. O governador João Azevêdo tem decidido desde o primeiro dia de gestão investir na educação, e o resultado vemos no Cariri, com mais da metade das escolas sendo construídos novos prédios, reformas e ampliação e manutenção do que precisa ser feito para o funcionamento. Isso reforça o compromisso do governo estadual, pois para um aprendizado de qualidade o estudante precisa ter conforto e infraestrutura adequada”, comenta o secretário da Educação da Paraíba, Wilson Filho.

Reformas e Ampliações: Mais quatro escolas estão passando por reforma e ampliação, onde três delas: a EEEFM Vasconcelos Brandão, em Serra Branca; a ECIT João Lelys, em Livramento; e a ECI Juarez Maracajá, em Gurjão, estão com as obras em andamento. Essas escolas vão ganhar novas salas de aula, laboratórios, novos banheiros e refeitórios. Já a quarta escola, a ECI João de Freitas Mouzinho, em Sertãozinho, está em fase de conclusão. Foram investidos até o momento R$ 9.355.306,39 milhões.

Para o gerente da 5ª GRE, Ary Prata, as obras de construções, reformas e ampliações das escolas têm diferentes impactos pedagógicos positivos, principalmente por promover maior engajamento dos estudantes, pois facilitam a realização de atividades colaborativas e interativas.

“São novas salas de aula e espaços multifuncionais, como os laboratórios, permitem que os professores utilizem métodos de ensino variados, como trabalhos em grupo e aprendizado com aulas práticas. Além disso, ambientes adaptados à tecnologia melhoram o acesso a recursos digitais, ampliando as oportunidades de aprendizagem personalizada. Esses fatores contribuem para um ensino mais dinâmico e eficaz, que atende melhor às necessidades individuais dos estudantes e promove um desenvolvimento mais completo de suas habilidades”, disse Ary.

Manutenções: Outras nove escolas estão com planejamento e manutenção da estrutura em execução nas cidades de Parari, Serra Branca, Amparo, Congo, Coxixola e Monteiro. Dentre os serviços realizados estão pintura, consertos em telhados na parte elétrica, reparos em banheiros, encanamento entre outros serviços. Os investimentos perpassam por R$ 1.194.649,56.