Mais de 300 estudantes da Rede Estadual atingem notas acima de 900 na redação do Enem

publicado: 18/02/2022 10h45, última modificação: 18/02/2022 11h02
WhatsApp Image 2022-02-18 at 10.29.56.jpeg

O ano de 2021 trouxe vários desafios aos estudantes que se prepararam para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Diante da realidade imposta pela pandemia de Covid-19, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB), disponibilizou diversas ferramentas para contribuir com a preparação dos alunos da rede estadual de ensino, como o Desafio Redação Nota Mil e o Se Liga no Enem Revisão On-line. O resultado desse esforço se traduz nos resultados de 327 alunos da rede estadual que obtiveram pontuação acima de 900 nas redações.

Neto Simplício é estudante da terceira série do ensino médio da ECIT João Pereira Gomes Filho, na cidade de João Pessoa, e atingiu a pontuação de 960 na redação do Enem. Neto conta que o diferencial de sua preparação foi a participação nos programas Se Liga no Enem e Desafio Redação Nota Mil. “Foi uma experiência incrível, principalmente no Desafio Nota Mil. Fui destaque e tirei o primeiro lugar em uma das etapas na minha escola. Me agregou bastante e me motivou a continuar estudando e treinando. Me motivou a estar disposto a correr atrás dos meus sonhos. Eu sempre acompanhei o Se Liga no Enem, desde o primeiro ano do ensino médio e todos os encontros e atividades me ajudaram bastante”, revela Neto Simplício.

Já a Fabrícia Caetano, de 18 anos, estudante da ECIT Monsenhor José Sinfrônio, na cidade de Esperança, e que pretende cursar Licenciatura em História, a nota 980 na redação do Enem 2021 vai contribuir para a tão sonhada vaga na universidade. Apesar do resultado positivo, Fabrícia lembrou que a preparação exigiu muito esforço. “Confesso que a preparação foi extremamente desafiadora, mas precisei exercer meu protagonismo e estudar além da escola. Passava horas respondendo questões antigas da prova do ENEM, por exemplo. A forma fluída que tudo era ministrado no Se Liga no Enem e no Desafio Nota Mil me formou além do que imaginava, sou imensamente grata por todo apoio”, ressaltou Fabrícia.

Para o secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, “a gente vê o excelente desempenho dos nossos estudantes com muita satisfação, mostrando que todas as ações desenvolvidas pela Secretaria para o Enem deram resultados. Por meio das plataformas on-line, o Se Liga no Enem e o Desafio Nota Mil, os alunos puderam se preparar para o Exame. É fruto de um grande trabalho realizado pelos professores, a Secretaria, a rede estadual e pelos nossos estudantes”, pontuou.

Números - Além dos 327 estudantes da Rede Estadual de Ensino que tiveram notas acima de 900 pontos, outros índices alcançados na Paraíba também obtiveram destaque. A EEEFM Arruda Câmara, da cidade de Pombal, apresentou melhor desempenho na rede estadual com 22 redações de excelência, seguida pela ECI Mestre Júlio Sarmento, da cidade de Sousa que teve 20 redações de excelência. A 3ª Gerência Regional de Ensino (GRE), que engloba a cidade de Campina Grande e mais 40 municípios, apresentou o melhor desempenho com 53 redações de excelência.

Se Liga no Enem PB - Em uma perspectiva multiplataforma, o programa fez uso do Google Classroom como sala de aula virtual para acompanhamento das atividades junto aos estudantes. Também foram realizados simulados e revisões on-line por meio do canal no YouTube; programas de revisão na Rádio Tabajara AM e na TV Paraíba Educa, cujo objetivo foi alcançar alunos que não têm acesso à internet; além do Desafio Nota 1000, com questões lançadas semanalmente. Em 2021 foram mais de 2 mil estudantes matriculados e atendidos nas 14 salas do Google Classroom que contaram com apoio da SEECT.

Desafio Redação Nota Mil - O Programa tem o objetivo de mobilizar e interagir com os estudantes da Rede Estadual de Ensino e manter uma rotina de estudos, mesmo durante a pandemia do novo coronavírus. Todos os dias, os professores da rede estadual de ensino lançam um desafio com questões nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A partir daí, os alunos precisam resolver as questões propostas pelos professores e enviar as respostas através de um formulário, que também é disponibilizado através das redes sociais.