Notícias

Inscrições para a OLITEF - Tesouros do Amanhã vão até 09 de setembro; iniciativa tem como objetivo promover a educação financeira entre estudantes brasileiros

publicado: 13/08/2024 11h50, última modificação: 13/08/2024 11h50
WhatsApp Image 2024-08-13 at 11.26.27.jpeg

Foto: Daniel Medeiros

Estão abertas as inscrições até 09 de setembro de 2024, para a OLITEF - Tesouros do Amanhã, competição do Tesouro Direto de Educação Financeira. A iniciativa tem como objetivo promover a educação financeira entre os estudantes brasileiros do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. As inscrições são gratuitas por meio do endereço eletrônico https://olitef.com.br/. As provas estão previstas para serem aplicadas de 17 a 21 de setembro deste ano.

As escolas públicas que tiverem maior nível de engajamento e desempenho, bem como os professores comprometidos, a OLITEF - Tesouros do Amanhã tem um plano de premiação para investir em melhorias na própria escola, como laboratórios de ciência e computação, bibliotecas, compra de equipamentos, entre outros. Serão duas escolas contempladas por estado, Todos os participantes da competição receberão certificados digitais e os melhores desempenhos serão reconhecidos com medalhas.

A competição será realizada em todos os estados do Brasil e tem como premissa que os estudantes tenham acesso a conteúdos e materiais sobre planejamento orçamentário e de educação financeira, essenciais para a tomada de decisões cada vez mais conscientes e responsáveis ao longo da vida.

Como preparação para a competição foi oferecida uma plataforma que capacita professores com recursos didáticos especializados, ao mesmo tempo que prepara os alunos para gerenciar seus recursos (ganhos e gastos), economizar seu dinheiro e da família de forma eficaz e entender sobre as diferentes alternativas de investimentos. A ação pretende criar uma jornada de conhecimento de educação financeira para escola, professores e alunos.

A OLITEF - Tesouros do Amanhã é promovida pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em parceria com a B3 e o Ministério da Educação.