II Wokshop sobre Políticas Públicas das Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba chega a João Pessoa

publicado: 01/08/2024 15h42, última modificação: 01/08/2024 15h42
II Workshop das Escolas Cidadâs_Delmer Rodrigues (12).jpg
II Workshop das Escolas Cidadâs_Delmer Rodrigues (4).jpg
II Workshop das Escolas Cidadâs_Delmer Rodrigues (9).jpg
II Workshop das Escolas Cidadâs_Delmer Rodrigues (2).jpg
II Workshop das Escolas Cidadâs_Delmer Rodrigues (8).jpg
II Workshop das Escolas Cidadâs_Delmer Rodrigues (1).jpg

Com a presença de mais de 250 profissionais da educação, o II Wokshop de Fortalecimento da Política Pública das Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba foi encerrado nesta quinta-feira, 1º de agosto, no Centro de Formação de Professores, em João Pessoa. O encontro, que é promovido pela Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) por meio das Gerências Executivas de Educação das Escolas Cidadãs Integrais e Escolas Cidadãs Integrais Técnicas, reuniu gestores, coordenadores pedagógicos e Gerentes Regionais de Educação das 1ª, 2ª, 12ª e 14ª GREs.

A iniciativa, que também já passou por Patos e Campina Grande, visa capacitar gestores, coordenadores pedagógicos e Gerentes Regionais sobre o ensino de cada escola sobre como a escola parcial que trabalha a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a integral além da BNCC também Currículo Itinerário Formativo, apresentando os desafios e soluções do processo, reconhecimento dos cursos técnicos e Ensino Médio, recomposição da aprendizagem do 4º período.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, a Paraíba é o 4º estado do Brasil em matrículas no Ensino Integral, e conta com 306 escolas. Ele frisou que além dos números é necessário cativar o estudante com experiências, sensações, vivências, não apenas com os programas Primeira Chance, o Se Liga no Enem e Desafio Nota 1000, mas principalmente acreditando e focando nos níveis de aprendizagem.

“As Escolas Cidadãs Integrais e as Técnicas são prioridades do Governo da Paraíba e também o compromisso da Secretaria. Estamos visitando escolas e gerências, ouvindo profissionais da educação sobre suas demandas, desafios e passos que precisam ser dados. Alguns desses passos têm a ver com a infraestrutura, às vezes com a pedagogia como formação dos professores que está sendo muito cobrada, pois os nossos professores querem ser ainda melhores, e nós abraçamos essa vontade e estamos investindo. Por isso que eventos como esse estão sendo realizados”, comentou.

A gerente executiva de Educação das Escolas Cidadãs Integrais, Wennia Figueiredo, destacou que serão realizadas consultorias personalizadas nas escolas e acompanhamento massificado, pois não terá apenas formação de gestor e coordenador, mas também dos professores para ter melhor qualidade no processo de ensino aprendizagem.

“Não conseguimos construir uma política de educação seja ela qual for, sem ouvir as pessoas, é preciso entender o que estamos trabalhando estrategicamente está chegando na ponta no chão da sala da aula para ser operacionalizado. Tivemos respostas positivas de escolas que conseguiram evoluir no processo e tiveram escolas que não conseguiram, ou seja, estão precisando da nossa equipe", detalhou Wennia.

Na programação foram realizados ainda debates como “Educação em tempo integral: o que esperamos como contribuição ao desenvolvimento integral dos estudantes e seu projeto de vida” e também sobre a “Liderança ativa e equidade na promoção das recomposições das aprendizagens”.

“Essa aproximação para que possamos dizer o que está ocorrendo nas nossas escolas é essencial e fazer a troca de conhecimentos e experiências com outros profissionais. Quanto mais aprendizado melhor para nossa educação”, disse o gestor, Luzivaldo Teixeira, da ECI Celestin Malzac, localizada no bairro de Valentina de Figueiredo.