Governo anuncia investimentos na Educação, Ciência e Tecnologia para 2020

publicado: 13/01/2020 09h29, última modificação: 13/01/2020 09h29

A construção e reforma de escolas, ginásios e laboratórios; realização de mais um concurso para o magistério com mil vagas; expansão das Escolas Cidadãs Integrais; ampliação dos programas Primeira Chance, Gira Mundo Estudante, Gira Mundo Professor, Ouse Criar, Escola de Valor e Mestres da Educação e ampliação de bolsas para pesquisas científicas foram algumas das ações no âmbito da Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia anunciadas pelo governador João Azevêdo dentre os investimentos previstos para 2020.

Em breve serão iniciadas a construção de 29 escolas e de 21 blocos de laboratórios, a reforma de 32 escolas, e entrega de 66 ginásios do programa Bom de Bola. Os convênios com os municípios irão garantir a aquisição de 58 ônibus; 32 aquisições de equipamentos, laboratórios, mobiliário e veículos; construção de 23 escolas municipais; reformas de 28 escolas municipais e construção de 16 ginásios, um investimento de mais de R$ 54 milhões.

A expansão das 76 novas Escolas Cidadãs Integrais já começou. Distribuídas em 151 municípios da Paraíba, com a oferta de 73 mil vagas, as novas escolas já começam a funcionar com o modelo integral a partir de fevereiro, totalizando no Estado 229 escolas integrais, das quais 99 ofertando cursos técnicos. Em termos proporcionais, a Paraíba passará ao primeiro lugar no país em oferta de educação integral.

Também haverá a ampliação de programas importantes como o Gira Mundo Estudante e o Gira Mundo Professor. Em 2020, serão disponibilizadas 400 vagas para estudantes do ensino médio da Rede Estadual realizarem intercâmbio na Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha e Reino Unido, e para os professores 124 vagas distribuídas entre Israel, Finlândia, Espanha e Reino Unido.

O Primeira Chance, programa estadual de incentivo à concessão de estágio, aprendizagem e primeira experiência profissional para estudantes do ensino médio, vai ofertar este ano 700 vagas, sendo 600 para estágio e 100 para prática profissional em unidades escolares. Dentre as vagas, 100 serão disponibilizadas para a função de operador do SIOPE, em parceria com a Secretaria de Segurança e da Defesa Social. O investimento previsto é de R$ 2,6 milhões.

O Ouse Criar, programa de Educação para Inovação e Empreendedorismo nas escolas estaduais, vai lançar edital para seleção de 490 estudantes do 1° ano do Ensino Médio que participarão das trilhas de inovação e da Campus Academy.

Também será realizado mais um concurso com 1.000 vagas para o magistério, conforme havia sido anunciado anteriormente pelo governador João Azevêdo que a cada haveria concurso para professores, totalizando 4 mil vagas ao final da gestão. Os professores do concurso realizado em 2019 serão empossados no próximo dia 20 de janeiro. Outro incentivo para os professores é que os Prêmios Mestres as Educação e Escola de Valor receberão investimento de R$ 15 milhões.

registrado em: