Notícias

Flirede realiza solenidade de lançamento de três livros com textos de estudantes e professores da Rede Estadual

publicado: 22/03/2023 09h19, última modificação: 22/03/2023 09h19
1 | 11
2 | 11
3 | 11
4 | 11
5 | 11
6 | 11
7 | 11
8 | 11
9 | 11
10 | 11
11 | 11
capa.jpg
DSC_2982.jpg
DSC_3000.jpg
DSC_3003.jpg
DSC_3019.jpg
DSC_3117.jpg
DSC_3130.jpg
DSC_3195.jpg
DSC_3218.jpg
DSC_3259.jpg
DSC_3264.jpg

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, lançou nesta terça-feira (21), Dia Mundial da Poesia, três livros com poemas, crônicas e ilustrações de estudantes e professores da Rede Estadual de Ensino da Paraíba resultado de editais do programa Festa Literária da Rede Estadual (Flirede). O lançamento aconteceu às 16h, na Livraria A União, no Espaço Cultural, em João Pessoa, e contou com a participação de estudantes, professores e do Secretário de Estado da Educação, Roberto Souza.

O programa de incentivo à leitura e a escrita literária selecionou por meio de editais 226 produções de professores e estudantes da Rede, de todas as modalidades de ensino, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até a Educação de Jovens e Adultos, em homenagem ao poeta paraibano Augusto dos Anjos. 

A coordenadora do programa, Renata Escarião, destacou as produções dos estudantes e professores. "Estes lançamentos de hoje são resultado do concursos literários, onde selecionamos textos de estudantes e professores. Tivemos um aumento significativo no número de participações de estudantes da primeira edição para essa, o que mostra o interesse dos estudantes pela escrita. Além disso, os professores da Rede também nos procuraram pedindo para também participar da Flirede, com suas produções, e hoje também lançamos este livro", comentou Renata.

O Secretário de Estado da Educação, Roberto Souza, lembrou da importância de promover, não apenas a leitura, mas também a produção literária. "A escola garante a Educação de forma significativa quando ela incentiva não apenas o acesso à leitura, mas quando ela trabalha também com a produção escrita. A Flirede materializa essa produção, ao final, por meio da publicação de uma obra que reúne os principais textos desse concurso, que permite aos alunos serem incentivados à produção", disse o Secretário.

Amanda Lopes é estudante da Rede Estadual de Ensino e escreveu um dos poemas que compõem o livro composto por textos dos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A aluno comentou sobre a alegria de ver seu texto publicado. "Eu sempre gostei de escrever poemas, mas nunca imaginei que conseguiria publicar algo. Ver um livro nas minhas mãos com o meu nome dentro é muito emocionante. Eu jamais imaginei que isso seria possível", revelou a estudante.

Flirede - Os concursos literários aconteceram em três etapas: Escolar, Regional e Estadual, nas quais houve bancas avaliadoras para os textos inscritos. Oficinas de Leitura e Escrita Criativa de crônica e poesia, Ilustrações Infantis e Projetos de Incentivo à Leitura Literária em Bibliotecas Escolares foram ministradas, de modo a capacitar todos os professores da Rede para desenvolverem atividades em sala de aula e prepararem os estudantes para os concursos, além de formarem os professores readaptados em Bibliotecas. 

Foram impressos pela Gráfica A União 15 mil exemplares no total, sendo 5 mil de cada livro, que serão distribuídos nas 566 bibliotecas de escolas da Rede Estadual. A edição 2022 do programa aconteceu em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq) e teve um investimento de R$ 634.700,00.