Evento virtual capacita Jovens Egressos para ações de acolhimento e Busca Ativa nas escolas estaduais da Paraíba

publicado: 05/01/2024 17h15, última modificação: 05/01/2024 17h15
B213105E-2350-41F5-B8DE-30CD0D044FA9.jpeg
004087BC-BE2C-4DDA-94BD-5FEB37FB1B6A.jpeg
37B51283-5855-4A26-90A9-3BC475184873.jpeg
F37142DC-AE8C-45A7-97AF-00A8CF486E88.jpeg

Nesta sexta-feira (05), a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) promoveu a primeira mobilização virtual de 2024 voltada para a formação de Jovens Egressos com o objetivo de prepará-los para as ações de acolhimento previstas para o decorrer ano e nas ações relacionadas à Busca Ativa. A reunião contou com a participação de 43 jovens egressos bolsistas do Núcleo de Protagonistas da Rede Estadual e esteve sob a condução do assessor e coordenador do programa Jovens Protagonistas da Secretaria Executiva de Gestão Pedagógica, Mário Farias. A preparação dos estudantes se configura como uma base para as intervenções presenciais que começam a ser implementadas nas próximas semanas.

Durante a reunião da manhã, a ênfase foi na formação teórica e metodológica, visando orientar os Jovens Egressos no processo de atuação nas ações anuais de Busca Ativa junto às 14 Gerências Regionais de Educação. O intuito principal foi garantir a replicabilidade do processo formativo para os estudantes que serão formados para as ações de acolhimento em 2024.

Uma das ações formativas destacadas foi a dinâmica de resolução de desafios relacionados à busca ativa, incluindo o passo a passo para sua replicação durante a formação de acolhimento de 2024. Mário Farias, responsável pela condução do evento, ressaltou a importância dos egressos bolsistas no apoio ao desenvolvimento das ações de Busca Ativa junto às Gerências Regionais. As ações servem para garantir que cada jovem tenha acesso a uma educação de qualidade e combater a evasão escolar.

Dentre as atribuições dos Jovens Egressos nesse processo de Busca Ativa, destacam-se: atuar na campanha de matrículas de forma virtual, com produção ou compartilhamento de peças midiáticas; colaborar com a gerência no desenvolvimento de ações, lives, movimentos e processos que visem a busca ativa estudantil; e apoiar diretamente as escolas de sua região quando acionados pela gerência, participando ativamente no processo de busca ativa estudantil.

“A formação de hoje sobre Busca Ativa contou com os egressos do Núcleo de Protagonistas que foram formados sobre a iniciativa da prospecção de matrículas para as escolas e como manter o engajamento durante o ano letivo dos estudantes. O Núcleo de Protagonistas vai ficar responsável por formar os estudantes que irão desenvolver as ações nas escolas junto com a equipe escolar, ações essas de divulgação e engajamento do período de matrículas com o tema ‘A hora é agora, a Escola é seu Lugar’, conta Yasmin Rodrigues de Oliveira, Jovem Protagonista Egressa da Ecit Burity, localizada na 1° Gerência Regional de Educação.

Na reunião da tarde, a formação teórica e metodológica dos Jovens Egressos teve como foco o desenvolvimento da ação formativa dos acolhedores de 2024 nas escolas de tempo integral e parcial. O evento proporcionou um espaço para a troca de experiências e a construção de estratégias eficazes para a implementação bem-sucedida das ações de acolhimento previstas para este ano. Após as formações, o papel dos Jovens Egressos será replicar a formação para que os estudantes de todas as escolas estaduais passem pelas ações de acolhimento.

O evento virtual se destacou pela participação ativa dos Jovens Egressos, evidenciando o comprometimento dos jovens com as práticas educacionais e a busca ativa pela promoção de um ambiente escolar mais receptivo. "O futuro da educação está em nossas mãos, e cada um desempenha um papel fundamental na construção desse caminho. Ao preparar-se para as ações de acolhimento, os jovens estão contribuindo diretamente para a formação de uma escola mais acolhedora e inclusiva", afirma Mário.