Estudantes protagonistas do Estadual da Prata promovem preparação das turmas para a Semana do Empreendedor

publicado: 23/07/2024 12h42, última modificação: 23/07/2024 12h42
DSC_9460.jpg
DSC_9506.jpg
DSC_9494.jpg

Os estudantes protagonistas da 3ª série dos cursos técnicos da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Elpídio de Almeida, conhecida como Estadual da Prata, em Campina Grande, estão com uma missão diferente junto aos colegas das turmas das 1ª e 2ª séries. Nesta segunda (22) e terça-feira (23), devido ao planejamento pedagógico dos professores para o segundo semestre de 2024, os protagonistas estão ministrando aulas especiais com dinâmicas e finalização estratégias dos projetos para a 15ª edição da Semana do Empreendedor que será realizada em setembro.

De acordo com a estudante protagonista da 3ª série do curso de Comércio, Brenda Nicole, essa é uma oportunidade de saber como é o trabalho dos professores, de se colocar um pouco no lugar deles, além de conseguir interagir melhor com os colegas de turma e passar a experiência para os que estão iniciando o Ensino Médio Técnico, de como funciona o evento de empreendedorismo.

“Está sendo muito bacana a experiência e estamos fazendo dinâmicas para sabermos o que os estudantes das 1ª e 2ª séries gostaram do primeiro semestre dos cursos técnicos de Administração e Comércio e também sugerir atividades para melhorar o aprendizado nos próximos meses”, comentou.

A estudante da 2ª série de Administração, Laís Lima, frisou a importância da participação dos estudantes protagonistas que fazem o acolhimento e também ajudam na construção de uma união entre seus colegas de sala.

“Nossa sala às vezes tem um pouco de atrito e os protagonistas ajudam nesse processo de entendimento das ideias propostas por cada um. Já realizamos uma atividade chamada contrato de convivência, onde colocamos uma lista do que pode e o que não pode ocorrer na convivência, tudo isso nos ajuda na preparação para a união da sala e fazermos a Semana do Empreendedor. Temos um projeto que estamos desenvolvendo, a Snaps Sweets uma loja de fotos e milkshake”, contou.

A coordenadora da Administrativa Financeira, Adriana Miranda, ressaltou que mesmo sendo dinâmicas realizadas pelos próprios estudantes, os outros alunos ficam bastante interessados e participam das atividades.

“Durante esses dois dias, os professores estão reunidos no planejamento pedagógico e também uma avaliação do primeiro semestre, já os estudantes estão fazendo dinâmicas pré-programadas pela Secretaria de Estado da Educação da Paraíba e enviada para cada escola para os protagonistas entrarem em ação e os outros alunos não faltam às aulas pelo contrário participam e dali surgem novas ideias”, disse.

A ECIT Prata tem 529 estudantes regularmente matriculados e conta com 37 salas de aula e seis laboratórios. Entre os cursos técnicos oferecidos estão Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Gastronomia e Comércio.