Estudantes intercambistas do Conexão Mundo são recebidos pelo Vice-governador do Estado, Lucas Ribeiro

publicado: 23/11/2023 17h10, última modificação: 23/11/2023 17h10
capa cenxão lucas.jpeg
WhatsApp Image 2023-11-23 at 16.42.26 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-11-23 at 16.42.26.jpeg
WhatsApp Image 2023-11-23 at 16.42.26 (3).jpeg

Um grupo de estudantes da Rede Estadual de Ensino que participaram do intercâmbio na modalidade College, no Reino Unido, por meio do projeto Conexão Mundo, foram recebidos pelo Vice-governador do Estado da Paraíba, Lucas Ribeiro, na tarde desta quinta-feira (23). Na pauta da conversa, um feedback dos estudantes sobre as vivências do intercâmbio e sobre como esta experiência tem mudado a vida e o futuro dos alunos.

Os estudantes que participaram do bate-papo comentaram sobre suas experiências com o Vice-governador, e lembraram que os três meses que viveram no Reino Unido vão contribuir efetivamente para o futuro pessoal e profissional de cada um. Denison Freitas, estudante da ECIT Pastor João Pereira Gomes Filho, em João Pessoa, falou sobre o que trouxe de experiência na bagagem.

“Esta experiência vai agregar demais em minha vida, principalmente na área acadêmica. Esta troca de cultura é muito importante porque faz com que a gente crie um repertório sociocultural muito mais abrangente. Faz com que a gente tenha uma visão mais ampla e crítica do mundo. Estar em outro país faz com que a gente construa novas perspectivas de vida”, disse.

Lucas Ribeiro comentou sobre a conversa com os estudantes e lembrou dos esforços do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB) em oferecer uma formação qualificada para os estudantes da Rede Estadual de Ensino.

“Foi um bate-papo muito legal. O Conexão Mundo é um projeto sensacional. É uma oportunidade única na vida de qualquer pessoa, e o Governo tem, anualmente, levado nossos estudantes a esses intercâmbios, seja de Língua Inglesa ou Língua Espanhola. Hoje nós conversamos com eles e ouvimos como foi a experiência de cada um. Podemos ver os resultados desse programa e como ele já está fazendo a diferença na vida desses jovens. Também recebemos sugestões deles, para ver o que está bom e como podemos melhorar, e essa é a intenção desse bate-papo”, disse o Vice-governador.

Além do Vice-governador, também participaram da reunião representantes da Education Together, entidade composta por três universidades no Reino Unido que receberam os estudantes. James Llewellyn, presidente da instituição comentou sobre a parceria.

“Essa parceria é vital para nossa organização. Temos três universidades parceiras em três países diferentes, então são três culturas, três costumes diferentes, três realidades distintas. Então, para nós, é muito importante que os estudantes participem, vivenciem essas culturas e tragam estas experiências de volta para o Brasil”, concluiu.

Fases do projeto - A primeira fase do projeto foi realizada entre os meses de janeiro e março deste ano, com a participação de 3.744 estudantes que aprenderam a Língua Inglesa e Espanhola para se classificarem para segunda fase, realizada de abril a maio de 2022, com estudo dirigido e aplicação de prova de conhecimentos, em junho. Dos 1.714 estudantes aptos para segunda fase, 400 foram aprovados para a terceira e última etapa para vivenciarem a experiência do intercâmbio internacional.

Projeto Conexão Mundo – O Conexão Mundo está integrado às políticas públicas do Programa de Internacionalização da rede estadual de ensino, que dispõe sobre a promoção da cooperação internacional, da formação qualificada e estratégica e o desenvolvimento científico e tecnológico no estado da Paraíba por meio do intercâmbio.