Estudantes egressos das Escolas Cidadãs Integrais iniciam formação

formacao-0176.jpg
formacao-0184.jpg
WhatsApp Image 2023-11-22 at 09.49.14 (1).jpeg

Teve início nesta quarta-feira (22) o curso de formação para os 60 estudantes protagonistas selecionados no edital destinado aos jovens egressos das Escolas Cidadãs Integrais e Escolas Cidadãs Integrais Técnicas da Paraíba.

Eles vão integrar o núcleo de ações protagonistas das Gerências Regionais de Ensino (GREs), onde desempenharão papéis fundamentais em atividades como campanhas de matrículas, busca ativa, acolhimento inicial, formações de liderança de turma e mobilizações para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em apoio às escolas. Os estudantes receberão uma bolsa no valor de R$800,00.

Promovido de 22 a 24 de novembro, o curso vai trabalhar temas de aprofundamento sobre o protagonismo estudantil, discutindo ações sobre líderes, busca ativa, clubes de protagonismo e demais ações que vão subsidiar a atuação dos Egressos Protagonistas na rede.

Para Romário Farias, coordenador de protagonismo das Gerências Executivas de Educação em Tempo Integral (GEECI e GEECIT), a escola é o espaço inicial de imersão do jovem na esfera pública. “Ele precisa se envolver em experiências participativas no ensino médio para adentrar a sociedade com autonomia, liberdade e compromisso e poder atuar à frente dos mais variados desafios do século XXI”, explica.

O professor completa: “os egressos bolsistas atuaram como polo irradiadores de referência e vão engajar os nossos protagonistas, ainda em idade escolar, a caminhar em direção a construção do seu projeto de vida”, disse.

Para Wennia Figueiredo, Gerente Executiva das Escolas Cidadãs Integrais, o protagonismo estudantil é uma evolução dentro do processo de ensino e aprendizagem refletindo um espaço de diálogo, de autonomia, de liberdade para o aluno, além de incentivar o desenvolvimento intelectual do mesmo a partir de suas experiências, dentro e fora do espaço físico da escola.

“Contar com 60 jovens protagonistas distribuídos nas 16 regionais de ensino, nos trará a oportunidade de fortalecer e potencializar as ações da Secretaria de Educação junto aos estudantes das Escolas em Tempo Integral”, ressalta Wennia.