Notícias

Estudantes e professores do grupo Os Sapiens promovem exposição de projetos na sede da Secretaria da Educação da Paraíba

publicado: 18/12/2024 10h12, última modificação: 18/12/2024 10h40
1 | 5
Fotos: Leandro Pellizzoni
2 | 5
Fotos: Leandro Pellizzoni
3 | 5
Fotos: Leandro Pellizzoni
4 | 5
Fotos: Leandro Pellizzoni
5 | 5
Fotos: Leandro Pellizzoni
leandro_sapienssee-6168.jpg
leandro_sapienssee-6123.jpg
leandro_sapienssee-6131.jpg
leandro_sapienssee-6143.jpg
leandro_sapienssee-6169.jpg

O grupo de estudos Os Sapiens da ECIT Francisca Martiniano da Rocha, de Lagoa Seca, realizaram nesta segunda-feira (16) uma exposição dos projetos desenvolvidos pelos estudantes e professores, na Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB). O intuito da exposição surgiu da necessidade do grupo agradecer o apoio da Secretaria da Educação, bem como de apresentar resultados das conquistas do grupo.

A equipe de estudos foi criada em 2020 e já passaram por ela 85 estudantes coordenados por oito professores. O principal objetivo da iniciativa é desenvolver projetos sociais voltados também para a resolução de problemáticas locais, dando retorno à comunidade.

Entre os projetos estão: Artereza, Bioplástico, Ecofil, Índice de cesta básica de Lagoa Seca, Seed Bombs, Xô Palha, Valor no campo e Mandacaru. Além do Filtruvial: Filtro para purificação de águas pluviais, que ficou em sétimo lugar geral na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) e em segundo e terceiro lugar geral no Talento Científico.

O estudante Pablo Melo, do curso de Comércio, faz parte do Projeto Filtruvial, e explicou um pouco da atividade aos visitantes da exposição. “A proposta do filtro é desenvolver um filtro que purifica através do ozônio, pois geralmente as pessoas para purificar usam cloro e isso pode causar câncer nas pessoas, o ozônio não causa mal nenhum à saúde humana. Um filtro foi instalado na nossa escola e a gente pretende patentear para comercializar”, explicou.

“Outro projeto é o Timbu que foi desenvolvido justamente com o objetivo de dar um retorno ao problema de atropelamento de animais no nosso município. Então, por meio da impressora 3D, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro para mostrar como ocorre e a solução para o problema. A proposta foi levada para Câmara Municipal de Vereadores para tentar ser transformada em um projeto de lei”, comentou a gestora da ECIT, Michele Fialho.

O professor da disciplina de Biologia, Damião Queiroz, conta que os projetos são ligados ao protagonismo dos estudantes e a programas do Governo do Estado da Paraíba. “Viemos apresentar para o pessoal da Secretaria resultados que também tem o compromisso e parceria deles. Agora estamos na expectativa de conhecer o Departamento de Estudos Pedagógicos da Faculdade de Filosofia e Humanidades da Universidade do Chile, no primeiro semestre de 2025, em Santiago, onde Os Sapiens terão oportunidade de apresentar os projetos desenvolvidos”, disse.