Notícias

Estudantes do programa Conexão Mundo retornam da Espanha após intercâmbio de três meses

publicado: 16/12/2024 20h55, última modificação: 16/12/2024 20h59
leandro_conexaomundo-6291.jpeg

No final da tarde desta segunda-feira (16), o Aeroporto Internacional de João Pessoa - Presidente Castro Pinto foi palco do esperado desembarque dos estudantes da rede estadual de ensino que participaram da edição Espanha do programa Conexão Mundo. Ao todo, cerca de 90 alunos retornaram ao Brasil após três meses de imersão cultural e aprendizado na Universidade de Salamanca, uma das instituições mais tradicionais da Espanha. Divididos em dois voos, 46 estudantes chegaram no final da tarde, enquanto os outros 41 desembarcaram durante a madrugada, sob olhares atentos e saudosos dos familiares.

O intercâmbio marcou a conclusão de um curso intensivo de espanhol, no qual os alunos avançaram significativamente em suas competências linguísticas. Edith Larissa, coordenadora do programa, destacou a evolução dos participantes. “A maioria dos estudantes saiu daqui com nível B1 e retornou com certificações nos níveis B2 e até C1, de acordo com o quadro comum europeu. Além do aprendizado da língua, eles também participaram de atividades culturais que ampliaram seu repertório e fortaleceram suas habilidades pessoais.”

A cerimônia de encerramento do programa aconteceu na última sexta-feira (13), na própria Universidade de Salamanca, com a entrega dos certificados. Durante o intercâmbio, os estudantes participaram de aulas no Departamento de Cursos Internacionais da universidade pela manhã e de programações culturais diversificadas no contraturno, incluindo aulas de culinária e dança, visitas a pontos turísticos e interação com colegas de diferentes nacionalidades.

Rayca Xavier, aluna do Colégio da Polícia Militar Estudante Rebeca Cristina Alves Simões (CPM), localizado em João Pessoa, uma das participantes do programa, emocionou-se ao descrever a experiência. “Eu aprendi muitas coisas em espanhol, como a palavra ‘saudade’, que não tem tradução. Foi incrível estar em Salamanca, e eu volto para o Brasil uma pessoa muito melhor. De coração, te quiero, Espanha, e vou voltar! Eu senti muita falta do meu pai, da minha família e das pessoas do meu país, mas foi uma experiência incrível. Com certeza eu aprendi coisas que vou levar para toda a vida. Estou muito feliz e grata por tudo”, contou a estudante.

A emoção também esteve presente entre os familiares que aguardavam os jovens no aeroporto. A dona de casa Severina Monteiro Barbosa, da cidade de Ingá, mãe de uma das alunas, contou sobre o impacto da experiência na vida de sua filha. “Foi uma emoção muito grande ver minha filha viajando para o exterior e voltando com tanto conhecimento, ainda mais pelo governo. Esse era um sonho que ela tinha há muito tempo, de ir para fora, conhecer outro lugar. Ela conseguiu realizar e foi muito bom para ela. Estamos muito orgulhosos de tudo o que ela alcançou”.

O programa Conexão Mundo foi criado em 2021 pela Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) com o objetivo de internacionalizar a educação pública estadual por meio de intercâmbios e formações em idiomas estrangeiros. A iniciativa busca, além da qualificação dos estudantes, promover a formação profissional e fortalecer as políticas públicas de educação no estado. Desde o seu início, o programa já levou alunos para destinos como Escócia, Inglaterra, País de Gales e Chile.

A edição 2024/2025 do programa contou com a participação de 2.139 estudantes de todas as 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) da Paraíba. Os candidatos passaram por provas de conhecimentos em inglês e espanhol realizadas em 16 cidades polo. Ao todo, foram oferecidas 400 vagas, distribuídas entre curso de idiomas, formação profissional e ensino médio internacional, com destinos como Reino Unido, Espanha, Chile e China. No total, foram selecionados 204 estudantes para intercâmbio em inglês ou mandarim e 170 em espanhol.

Para 2025, o programa terá uma nova expansão, enviando estudantes para a China, reforçando o compromisso do governo estadual com a formação de uma juventude preparada para os desafios globais. “Com a certificação em mãos, os alunos não trazem apenas um diploma, mas experiências de vida que impactarão suas trajetórias pessoais e profissionais. Isso é um marco não apenas na vida deles, mas na história da educação pública da Paraíba”, concluiu Edith Larissa.