Notícias

Estudantes do curso técnico da ECIT de Solânea promovem projetos agroecológicos e de sustentabilidade

publicado: 30/11/2023 15h42, última modificação: 30/11/2023 17h18
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
eacc694a-8774-4e7e-8405-7e2805797396.jpeg
4ef1e6c2-74e5-4d35-a3b9-5748b05a4555.jpeg
IMG_3602.jpeg
43fa57ce-8d38-4f84-a867-359b044317ef.jpeg
80e8ee68-b144-4b99-9ff8-6d80f4d50e5c.jpeg

A ECIT Alfredo Pessoa de Lima, localizada no município de Solânea, vem desenvolvendo uma série de projetos agroecológicos e de sustentabilidade voltados para a Educação Técnica em Agroecologia da unidade. As iniciativas são fruto das parcerias estabelecidas pelo Programa Primeira Chance entre as empresas e as escolas.

O objetivo é promover ações socioambientais para a conservação de recursos naturais, em harmonia com as demandas econômicas da agricultura familiar local, além de formação de profissionais comprometidos com o desenvolvimento sustentável.

Entre os projetos desenvolvidos pelos estudantes da 1ª a 3ª séries do Ensino Médio do curso técnico, com a orientação dos professores Aécio Lima e André Carlos, está a meliponicultura, que é um projeto desenvolvido em conjunto com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A atividade conta com a criação racional de abelhas sem ferrão para produção de mel e também polinização de plantas frutíferas existentes na escola. O professor Aécio, detalhou que o meliponário está em expansão com um apelo de resgate e reintrodução na natureza da autêntica abelha uruçu nordestina.

Uma outra parceria está sendo definida com a empresa Aquacria Paraíba, Eds Consultoria e Serviços Agrícolas para implantação do projeto “Aquaponia e Criação de Tilápias”. Esta iniciativa em questão busca aprimorar a agricultura sustentável e a produção de alimentos de maneira eficiente, utilizando os dejetos da criação dos peixes no sistema de produção orgânica da Horta Escolar Agroecológica, que também faz parte dos projetos do curso, construída pelos estudantes para cultivos de hortaliças que são incluídas no cardápio da merenda escolar.

Os professores e os alunos também estão estudando uma forma mais sustentável para implantar a “Avicultura Agroecológica”, criação de galinhas de capoeira, que é uma fonte proteína e também de produção de esterco para adubação orgânica. O objetivo é a integralização da produção animal e vegetal, tornando um laboratório vivo de ensino e pesquisa para os estudantes.

“Temos em nosso espaço frutíferas e hortaliças para haver produção precisa da polinização e então, entra às abelhas, que além de polinizar produz o mel. Precisamos de produção de matéria orgânica para adubação o esterco de ave, rico em nutriente para as culturas que trabalhamos na horta, e um dos princípios da agroecologia e produzir seu próprio insumos e proteína animal através da carne e ovos, em seguida entramos com aceitação de tilápia que é uma fonte de alimento saudável além de nós possibilitar a produção de hortaliças usando a aquaponia”, frisou o professor da ECIT, Aécio Lima

Além do cultivo focando na agricultura familiar, os estudantes e professores também estão buscando a aquisição de mudas de Ipês e Urucum para trabalhar na arborização do entorno da escola.