Estudantes do Curso de Vendas da ECIT Pastor João Pereira participam de projeto sobre conscientização da declaração do Imposto de Renda

publicado: 16/07/2024 11h20, última modificação: 16/07/2024 11h20
estudantes_projeto_IR (2).jpeg
estudantes_projeto_IR (1).jpeg
estudantes_projeto_IR (3).jpeg

Para compreender melhor sobre a importância da população realizar a Declaração do Imposto de Renda e qual a sua finalidade, estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Curso Técnico de Vendas, na Disciplina Educação Tecnológica Midiática, da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Pastor João Pereira, em João Pessoa, estão participando do projeto “Meu imposto rende nosso compromisso”, coordenado pelo professor Manoel Messias.

Além de disseminar conhecimentos, o projeto visa conscientizar a população sobre a declaração do Imposto de Renda, a importância e vantagem, mostrando que os valores arrecadados contribuem para o desenvolvimento do Brasil, financiando a saúde, educação, segurança e inúmeros serviços públicos prestados ao cidadão. Os estudantes utilizaram a ferramenta 5W2H, com checklist de atividades, perpassando por uma sequência didática e ações públicas visando a correta informação e combatendo a sonegação.

Entre as ações desenvolvidas foram realizadas gravações de vídeos e podcast, entrevistas com professores, pais e comunidade escolar, sabatina com o Delegado da Receita Federal, Dr. Hamilton, com empresários, com o governador da Paraíba João Azevêdo e com o secretário da Educação da Paraíba, Wilson Filho. Além da criação de site, redes sociais, Canal no YouTube e artes para divulgação.

“Se toda a população tivesse a consciência de declarar seus bens de forma mais clara a receita, enviar a declaração no prazo, combater a sonegação com certeza o retorno seria melhor. A discussão inicial foi essa de fazer uma busca ativa de conscientizar a população de compromisso em realizar a declaração para isso foram realizadas a 5W2H que é uma proposta que utiliza educação tecnológica midiática”, detalhou o professor Messias.

Ainda de acordo com o professor, os estudantes visitaram outra escola levando a temática onde desenvolveram jogos interativos com a temática. Também foi realizada a pré-culminância do projeto na Câmara Municipal de João Pessoa, onde foi apresentado o projeto.