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Estudantes de três escolas da Rede Estadual apresentam trabalhos sobre sociologia em evento da UEPB

publicado: 10/11/2023 09h40, última modificação: 10/11/2023 09h40
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Estudantes do Ensino Médio de três escolas da Rede Estadual de Ensino que ficam em Campina Grande desenvolveram produtos pedagógicos com residentes em Sociologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), mediados pelos professores preceptores das escolas. A apresentação faz parte da Mostra Pedagógica do IX Encontro de Iniciação à Docência e o VII Encontro de Formação de Professores da UEPB, que ocorreu entre os dias 06 e 09 de novembro no Campus da universidade.

O tema principal do trabalho da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ademar Veloso Silveira foi “Cidadania” e os estudantes das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio produziram diversos Fanzines Sociológicos. Os Fanzines são revistas artesanais que expõem sobre diversos conteúdos sendo uma oportunidade dos estudantes se expressarem de forma espontânea.

A professora de sociologia da escola Ademar Veloso e preceptora da residência pedagógica em Sociologia da UEPB, Laudilene Barboza, frisou que o projeto ajuda os estudantes a conhecerem seus direitos.

“A cidadania se expressa através de um conjunto de direitos, uma das formas dela se realizar é através da educação, estimulando o desenvolvimento dos estudantes em formação e oferecer os recursos necessários ao pleno exercício da cidadania para consciência e conhecimento de como exercer seus direitos e deveres através do respeito, promovendo mudanças na sociedade”.

A Escola Cidadã Integral Técnica (ECI) Doutor Elpídio de Almeida trabalhou com os temas “Relações de Gênero e Dominação Masculina no Mundo de Hoje” e a “Cidadania e Protagonismo juvenil no Século XXI: Cidadania e direitos no Brasil”. Os alunos da 3ª série com a orientação do professor preceptor, Luiz Auriclelson, elaboraram um painel que mostra o percurso das lutas e conquistas femininas no Brasil ao longo do tempo. Também foram discutidos temas sociológicos com as três séries do Ensino Médio, com a utilização de charges para uma melhor compreensão dos conceitos sociológicos.

Já os estudantes da 2ª série do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Técnica (ECI) Professor Itan Pereira e o professor Rafael Leal Matos produziram um vídeo com título “Açude de Bodocongó: por estudantes da ECI Professor Itan Pereira” articulando com os conhecimentos sociológicos da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionado com o açude de Bodocongó. No vídeo, os estudantes entrevistaram os moradores próximos ao local, professores e pescadores, levantando questões e problemáticas ao redor do açude.

Em outra produção de vídeo, os estudantes fizeram entrevistas com os colegas, funcionários e professores da ECI, sobre questões de gênero com o título “Itan Conversa: questões de gêneros”. Na produção foi levantado o tratamento igualitário entre homens e mulheres, respeito e reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas mulheres e igualdade de salários de ambos os sexos que exercem o mesmo cargo. Os alunos da ECI Itan Pereira também produziram fanzine, maquetes e cartazes.