Estudantes de escolas estaduais da 2ª GRE desenvolvem hortas orgânicas; produção é utilizada na merenda

publicado: 12/08/2024 12h06, última modificação: 12/08/2024 12h06
WhatsApp Image 2024-08-08 at 10.35.51.jpeg
WhatsApp Image 2024-08-09 at 16.41.03.jpeg
WhatsApp Image 2024-08-12 at 08.58.51.jpeg
WhatsApp Image 2024-08-12 at 09.23.22.jpeg
WhatsApp Image 2024-08-12 at 09.24.42.jpeg

Estudantes e professores da ECIT Alfredo Pessoa de Lima, localizada em Solânea, e da EEEFM e EJA Anésio Deodônio Moreno, do município de Arara, ambas no Brejo paraibano, estão se destacando na implantação de hortas orgânicas e aproveitando os espaços não utilizados das escolas. Estão sendo produzidos hortaliças e vegetais como cebolinha, coentro, alface, couve, rabanete e tomate, além de tubérculos e raízes como batata doce e macaxeira. E tudo é incluído na merenda dos estudantes.

Na ECIT Alfredo Pessoa de Lima, os estudantes da 1ª a 3ª séries do Ensino Médio do Curso Técnico em Agroecologia estão desenvolvendo o projeto por meio das aulas práticas da disciplina de Sistema Agroecológico de Produção Vegetal. Os alunos são orientados pelo professor e mestre em Tecnologia Agroalimentar, Aécio Melo de Lima, e pelo professor e mestre em Ciências Agrárias, André Carlos Silva.

Além de plantar alface, couve, coentro rabanete, batata doce e macaxeira, o projeto também incluiu a criação de abelhas sem ferrão que estão em processo de multiplicação das colmeias para aumentar a produção e também incluir na merenda escolar como já é feito com os verduras e hortaliças. Também estão criando tilápia em tanques feitos com caixa d'água.

De acordo com o professor, Aécio Lima, o projeto está sendo bem-sucedido não apenas na produção de hortaliças frescas e saudáveis, mas também como uma experiência educativa rica para os estudantes. Além de servir de modelo para a comunidade escolar, demonstrando os benefícios da agricultura sustentável e incentivando a adoção de práticas ecológicas em outras áreas.

“As atividades são desenvolvidas sempre aplicando os princípios da agroecologia aprendidos em sala de aula em um contexto real. Os alunos começaram selecionando um espaço adequado, levando em consideração fatores como luz solar, tipo de solo e acesso à água. Em seguida, planejaram a disposição dos canteiros e escolheram uma variedade de hortaliças que se adaptam bem ao clima local e enriquecem a biodiversidade do espaço, antes não usado. Este projeto não só fortalece o conhecimento técnico dos estudantes, mas também promove uma consciência ambiental e comunitária, destacando o papel vital da agroecologia na construção de sistemas alimentares mais sustentáveis”, frisou o professor.

Na EEEFM e EJA Anésio Deodônio Moreno, em Arara, o professor Renato Rodrigues, está desenvolvendo o projeto de horta por meio da disciplina eletiva Agricultura Orgânica. Participam do projeto, estudantes do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental dos turnos manhã e tarde, e também as turmas do Ensino Médio.

Os estudantes que fazem parte da eletiva participam de várias atividades como o plantio na horta, irrigação das plantas em dias de sol, e todo o terreno foi telado pelos próprios alunos. Também foi realizada uma aula de campo com a participação da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (EMPAER).

São cultivados cebolinha, tomate e coentro, couve-folha e alface, que são todos usados exclusivamente na merenda dos estudantes. “Estamos enfatizando a importância da agricultura familiar em nossa instituição. A iniciativa contribuiu na consciência ambiental e comunitária de toda comunidade escolar”, destacou o professor.