Notícias
Estudantes de escolas estaduais conquistam 27 medalhas em Olimpíada Brasileira de Geografia e se classificam para etapa nacional
A Rede Estadual de Ensino conquistou 27 medalhas na etapa estadual da VIII Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG). A Olimpíada é voltada aos estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental a 3° Série do Ensino Médio, Profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos (EJA) das redes públicas estadual, municipais e particular de todo Brasil. Ao total, foram 27 medalhas conquistadas pelas escolas estaduais. Duas equipes conquistaram medalhas de ouro, com classificação para etapa nacional; seis equipes obtiveram medalhas de prata; e 19 alcançaram medalhas de bronze. O resultado foi divulgado na última terça-feira (11), e pode ser acessado por meio do link obgeografia.com.br/medalhas
A OBG 2023 conta com as Etapas Online a nível Estadual (três fases) e a Etapa Presencial, com equipes classificadas por estados. As questões de ambas as fases correspondem a discussões sobre temas relacionados à Geografia Geral, Fundamentos de Cartografia Básica e Aplicada. Ao todo, a Olimpíada contou com 258 inscrições de todo país.
Pela rede estadual, as equipes “Mercador” da EEEFM Arruda Câmara, da cidade de Pombal, e a “Semente de Cumaru”, da EEEF Matildes de Melo Buriti, do município de Pedra Lavrada, conquistaram medalhas de ouro; e a “Semente de Cumaru” foi uma das três equipes paraibanas classificadas para etapa nacional que acontecerá de 28/11 a 01/12/2023, em Campinas (SP).
A professora Adeliane Linhares, da EEEFM Arruda Câmara, comemorou que, além da medalha de ouro, quatro equipes conquistaram medalhas de bronze. “Considero uma grande vitória, sendo a primeira vez que participamos da Olimpíada”, disse.
A equipe “Semente de Cumaru”, que é formada pelos alunos Júlio Jonatas, Kauã Gabriel e Kemilly Almeida, da EEEF Matildes de Melo Buriti, teve, como auxílio, a experiência do professor Jair Almeida, que ressalta a importância da etapa nacional. “Eles estão bem ansiosos e felizes por poderem ir representar a Paraíba, e sendo uma escola na zona rural, eles se sentem privilegiados”, afirma.
A experiência tem sido emocionante para os alunos participantes. Kamilly Almeida, integrante da equipe que irá representar as escolas estaduais da Paraíba na OBG, expressou sua empolgação. “A olimpíada foi muito interessante, aprendi várias coisas novas, e foi divertido. Na etapa nacional, espero que o conhecimento seja amplificado com novas descobertas”, detalha.
Escolas – A Olimpíada contou com a participação de equipes de diversas Gerências Regionais de Ensino.
- 1° GRE - ECIT Alice Carneiro – Uma de bronze;
- 3º GRE - ECI Monsenhor José da Silva Coutinho – Três medalhas de prata e uma de bronze;
- 3º GRE - ECI Félix Araújo – Uma medalha de bronze;
- 3º GRE - ECIT Conselheiro José Braz do Rêgo – Uma medalha de bronze;
- 3º GRE - ECI EEM Monsenhor José Paulino – Três medalhas de bronze;
- 3º GRE - EEEF Maria Emília Oliveira de Almeida – Uma medalha de bronze;
- 9º GRE - EEEF Dom Moises Coelho – Uma medalha de prata e uma de bronze;
- 10º GRE - EEEFM Francisco Augusto Campos – Duas medalhas de bronze;
- 13º GRE- EEEFM Arruda Câmara – Uma medalha de ouro e quatro de bronze.
Os resultados alcançados pelos estudantes paraibanos reforçam o comprometimento do Governo do Estado da Paraíba com a qualidade de ensino.
Olimpíada Brasileira de Geografia – A OBG está na sua 8º edição e tem sido realizada desde 2015. A OBG preza pela valorização e a defesa da ciência geográfica no âmbito escolar, mostrando a amplitude da Geografia como uma área fundamental para entender os desafios da sociedade contemporânea, mas também indicar potenciais soluções, fortalecendo a formação para o exercício da cidadania e da responsabilidade social. A Comissão Organizadora é formada por uma equipe de professores de várias instituições como UNIFAL-MG e UNICAMP.