Estudantes da Rede Estadual participam da programação da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

publicado: 24/11/2023 09h37, última modificação: 24/11/2023 09h37
WhatsApp Image 2023-11-24 at 09.32.33 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-11-24 at 09.32.13 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-11-24 at 09.16.53 (6).jpeg
WhatsApp Image 2023-11-24 at 09.16.53 (5).jpeg
WhatsApp Image 2023-11-24 at 09.16.53 (4).jpeg
WhatsApp Image 2023-11-24 at 09.16.53 (2).jpeg
WhatsApp Image 2023-11-24 at 09.16.53 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-11-24 at 09.16.53.jpeg

Nessa quinta-feira (23) teve início a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e promovida, na Capital, pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. O evento segue até o próximo dia 25 e a expectativa é que reúna de 30 a 40 mil pessoas durante a programação, sendo 12 mil pessoas da Rede Estadual de Ensino, seja participando de stands, apresentando, visitando, sendo expositor e também participando dos concursos e campeonatos. Além disso, parceira do evento, a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) também está promovendo oficinas abertas ao público com certificação e divulgando os principais atrativos da rede educacional, incluindo Ensino Integral, Ensino Técnico Profissionalizante e programas.

Durante a abertura, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, ressaltou a contínua parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura. A união, especialmente com a Secretaria de Estado da Educação, demonstra o compromisso conjunto com a promoção da tecnologia e educação. O destaque vai para os torneios, como o Circuito Pessoense de Esportes (CPE), que oferece prêmios, incluindo 10 mil reais, e conta com a participação de alunos do estado.

Alanielly Marques, aluna do 1º ano da Escola Técnica Estadual de Arte, Tecnologia e Economia Criativa Poeta Juca Pontes, expressou sua empolgação ao participar do evento. Ela planeja participar da competição de Just Dance e está ansiosa pela competição e premiações. “Estou no primeiro ano em informática e estou achando o evento bem legal. Vou participar do Just Dance que vai ter aqui com premiações e espero vencer. Estou amando a oportunidade que a escola está me dando de participar de um evento como esse e vir aqui em primeira mão”, contou a estudante. Os alunos também estão na expectativa para as oficinas promovidas pela SEE-PB que vão abordar temas como a preparação para o mundo do trabalho, uso de Realidade Virtual e Aumentada na educação, e a aplicação da Inteligência Artificial no processo de ensino e aprendizagem. O link para inscrições nas oficinas está disponível em https://x.gd/z3FIM.

Presente no stand da SEE-PB, Mayra Paula Correia da Silva, representante do programa Primeira Chance, ressaltou a importância do programa como uma iniciativa de inserção de estudantes no mercado de trabalho. Buscando superar a barreira da falta de experiência, o Primeira Chance oferece a primeira oportunidade para os estudantes, proporcionando uma transição suave para o mundo profissional. A representante expressou a satisfação em participar do evento e contribuir para a parceria com a Secretaria de Estado da  Educação. Além do Primeira Chance, outros programas como o Prima, Se Liga no Enem, Conexão Mundo, Ouse Criar, entre outros, vão estar presentes nos dias de evento. A ideia do stand é convocar os jovens a matricular-se na Rede Estadual e participar das ações.

De acordo com a organização, o foco da SNCT este ano está nas competições, especialmente as de matemática, ciências e história. Juntas, elas somam mais de 3.500 estudantes da Rede Estadual participando. Durante os três dias de evento haverá competições de programação, jogos eletrônicos e a Caravana da Ciência em 15 cidades, proporcionando oportunidades para aprendizado, interação e reconhecimento dos talentos dos estudantes da Paraíba.