Notícias

Estudantes da rede estadual desenvolvem jogos sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e ganham prêmio da União Europeia

publicado: 27/06/2023 12h00, última modificação: 27/06/2023 12h00
1 | 6
2 | 6
3 | 6
4 | 6
5 | 6
6 | 6
capa.jpeg
Prêmio UE - ODS_mogeiro  (4).jpeg
Prêmio UE - ODS_mogeiro  (6).jpeg
Prêmio UE - ODS_mogeiro  (7).jpeg
Prêmio UE - ODS_mogeiro  (11).jpeg
Prêmio UE - ODS_mogeiro  (13).jpeg

Jogos e Meio Ambiente foram as áreas utilizadas por estudantes da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Otávia Silveira, da cidade de Mogeiro, no agreste paraibano, para desenvolver o Projeto ‘ODS Gamificados’. A iniciativa fez com que um dos jogos do projeto ficasse em 1º lugar na categoria Ciência Cidadã, do prêmio Diplomacia Verde da União Europeia (UE) no Brasil. A premiação foi no mês de maio em Brasília. 

O início do trabalho na ECIT foi ainda em 2022, quando estudantes que fazem parte do projeto ‘Desenvolvendo’, ganharam bolsas de estudos, após ficarem em 1º lugar na categoria Educação e Cultura para o Desenvolvimento no Desafio Celso Furtado, que foi criado pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado de Educação. “A partir desse prêmio conseguimos vislumbrar novos horizontes para o projeto, foi quando fizemos a inscrição para o prêmio Diplomacia Verde da União Europeia, concorremos com o todo o Brasil e conseguimos o primeiro lugar”, disse o professor e coordenador dos projetos, Suênio Alves. 

Em seguida, os estudantes se inscreveram nas disciplinas eletivas ‘Vem Jogar’ e ‘Crie seu Jogo’ disponíveis na grade curricular da ECIT, e desenvolveram um projeto que levasse em conta os seus objetivos de vida, ou seja, o que eles pretendem seguir como profissão no futuro que também possa trazer benefícios para a comunidade onde vivem. Nascia assim o projeto ‘ODS Gamificados’, que consiste em dois jogos, e que tomou como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) da Agenda 2030 no Brasil, para sua construção. 

O primeiro jogo premiado foi o ‘ODS Vida na Água’ que é o Objetivo 14 - ‘Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável’. A inspiração, foi o Riacho Mogeiro que passa próximo à escola. O game traz a proposta de educar as pessoas sobre os problemas trazidos pela poluição dos rios e oceanos, como o descarte indevido do lixo. 

O segundo jogo premiado foi o ‘ODS vida Terrestre: Sobrevivendo na Caatinga’ que trata do problema do tráfico de aves e animais silvestres na caatinga. Baseado no objetivo 15 da ODS - ‘Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade’. 

Daniel José, que esse ano está como aluno egresso da ECIT, faz parte da equipe ‘Game Start’ junto com os estudantes Nataly Melo e Ygor Santos, ambos estão na 2ª série do ensino médio. 

Daniel fez a inscrição da equipe no prêmio Diplomacia Verde da União Europeia e a premiação ocorreu no mês de maio em Brasília. “Queríamos criar jogos para poder ajudar a nossa comunidade escolar, e nisso foi proposto que os games fossem baseados nos ODS, com isso estudamos mais sobre os objetivos para promover a educação ambiental”, detalhou. 

A equipe ‘Game Start’ com o projeto ODS Gamificados, ganhou como premiação um computador de última geração, além da visibilidade dos projetos por autoridades internacionais. “Esses jogos premiados são muito importantes, pois estão promovendo o protagonismo dos nossos estudantes tanto no âmbito do Governo da Paraíba como também internacional. Nossos estudantes têm um grande potencial e estão sendo reconhecidos”, detalhou Suênio.

Novos projetos 

De acordo com o professor, Suênio Alves, uma nova eletiva foi criada pela coordenação da ECIT Otávia Silveira, a chamada ‘Game School’ para dar continuidade aos projetos. “As disciplinas eletivas estão sendo o caminho para que os nossos estudantes desenvolvam pilares importantes da educação integral como o projeto da vida, pois alguns deles querem trabalhar com games e designer gráfico”.

Um novo jogo está sendo organizado pelos estudantes com intuito de trazer a discussão sobre os impactos da guerra entre Ucrânia e Rússia na sociedade. O trabalho será com base no objetivo 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes, que é de promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.  

Ao todo são 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que estão na agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil.