Notícias

Estudantes da Rede Estadual assumem estágios em supermercados por meio do programa Primeira Chance

publicado: 05/12/2023 11h43, última modificação: 05/12/2023 11h43
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
capa.jpg
Assinatura Contrato Primeira Chance_Delmer Rodrigues (2).jpg
Assinatura Contrato Primeira Chance_Delmer Rodrigues (5).jpg
Assinatura Contrato Primeira Chance_Delmer Rodrigues (6) (1).jpg
Assinatura Contrato Primeira Chance_Delmer Rodrigues (9).jpg

Estudantes da Rede Estadual de Ensino começaram a tomar posse nos estágios em empresas de varejo alimentício em diversos municípios paraibanos. Nesta etapa do programa Primeira Chance, 61 estudantes estão iniciando os estágios em vários supermercados da Paraíba. Os alunos passaram por um curso de formação e os estudantes com melhor desempenho foram selecionados para os estágios. Eles receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 500,00.

Ao longo do processo, mais de 900 estudantes se inscreveram no Banco de Talentos do Programa Primeira Chance para concorrer aos estágios. Por meio de uma análise curricular, 300 alunos foram selecionados para fazer um curso de formação de Operador de Supermercado, com carga horária de 160 horas. Dos 300 estudantes formados, os 61 que obtiveram os melhores desempenho foram selecionados para participar dos estágios em diversos supermercados do Estado.

Gabrielle Trajano, estudante da ECIT Santos Dumont, assinou, na manhã desta terça-feira (5), o contrato com um supermercado no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa. A aluna vai ter a primeira experiência profissional por meio do Primeira Chance.

“Eu espero que consiga experiência no mercado de trabalho. Que esta oportunidade me faça crescer profissionalmente e possa me ajudar a conseguir outros trabalhos, inclusive nesta área de varejo alimentício. Conheci o programa por meio da coordenação da minha escola e confesso que não imaginava que conseguiria a vaga, mas consegui e estou muito empolgada para começar a trabalhar”, disse Gabrielle.

Carlos José Luiz é o gerente do supermercado que vai receber Gabrielle e mais três estudantes da Rede Estadual de Ensino como estagiários. A empresa já recebeu estagiários do Primeira Chance no ano passado, e, inclusive, já contratou um dos estudantes. Para Carlos, o programa é uma oportunidade de formar novos profissionais qualificados.

“É uma oportunidade muito boa. Os estudantes mostram um bom desempenho, são sangue novo no mercado, têm vontade de aprender, e isso é muito importante. A área de supermercados tem oportunidades diversas, eles aprendem informática fiscal, reposição de mercadoria, controle de datas, prevenção de perda, e muito mais. Então nós nos sentimos muito orgulhosos de receber mais quatro estudantes que, com certeza, terão a chance de sair daqui capacitados para exercer qualquer função na área”, comentou o gerente.

Números - O Programa Primeira Chance oferece estágios para estudantes e egressos da Rede Estadual de Ensino em diversas modalidades. Os jovens selecionados podem atuar em empresas de varejo alimentício, empresas de outros ramos, dentro das próprias escolas, em museus administrados pelo Governo do Estado, e também em órgão da segurança pública, como o Instituto de Política Científica (IPC) e o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop). Em 2023, o Primeira Chance ofertou 281 vagas, além de cadastro de reserva, para todas as modalidades de estágio. No total, mais de 1200 estudantes e egressos concorreram às oportunidades. Além disso, a modalidade Summer Job registrou 1315 inscrições de estudantes e ofertou 280 vagas.

Primeira Chance - O Programa Estadual Primeira Chance, criado no ano 2019, visa incentivar a concessão de estágio, a aprendizagem, as atividades de iniciação à prática profissional e a primeira experiência profissional dos estudantes do Ensino Médio e egressos da Rede Estadual de Ensino da Paraíba. O Programa conta com uma rede de núcleos e atua como auxiliar no processo de aperfeiçoamento do estágio, sendo responsável pela interlocução entre empresas, instituições públicas, instituições de ensino e estudantes egressos, estudantes regularmente matriculados nas terceiras séries das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas, nas Escolas Profissionalizantes e nas segundas e terceiras séries do Ensino Médio nas modalidades Regular ou EJA (Educação de Jovens e Adultos).