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Estudantes da Escola Cidadã Integral Manoel Medeiros de Araújo desenvolvem Teodolito Caseiro em aula experimental

publicado: 20/09/2023 16h28, última modificação: 20/09/2023 16h32
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A Escola Cidadã Integral Manoel Medeiros de Araújo, localizada no município de Vista Serrana, integrante da 13ª Gerência Regional de Educação, recentemente deu vida a um projeto educacional inovador que envolveu cerca de 60 estudantes das 1ª e 3ª séries do Ensino Médio. Sob a orientação do professor Mateus Patrício, responsável pela disciplina de Práticas Experimentais, os estudantes se envolveram na confecção de um teodolito caseiro, um instrumento óptico tradicionalmente utilizado por profissionais como engenheiros e topógrafos.

O teodolito tem como principal função medir ângulos horizontais e verticais e é frequentemente empregado para calcular distâncias inacessíveis. A ideia de confeccionar o instrumento surgiu do desejo de demonstrar aplicações práticas da trigonometria.

Inicialmente, para a confecção desse instrumento, o professor solicitou aos alunos materiais comuns, como garrafas pet, papelão e canudos. Com os materiais em mãos, os estudantes montaram os teodolitos caseiros e sustentáveis. Logo após essa etapa, em uma atividade prática, o professor levou os alunos à praça pública da cidade. Lá, utilizando os teodolitos produzidos, realizaram medidas de objetos elevados e inacessíveis, como a imponente torre da igreja local.

O objetivo da atividade foi apresentar aos alunos um projeto que permitisse a construção e o manuseio do teodolito caseiro, proporcionando a eles a oportunidade de aplicar conceitos trigonométricos em aulas práticas. A iniciativa visava reforçar a compreensão dos estudantes sobre a relevância da Matemática no dia a dia.  

"Considero a disciplina de Práticas Experimentais essencial para a formação integral do estudante, uma vez que esta dá sentido aos fenômenos e conteúdos estudados em sala de aula, aproximando os educandos das ciências e da natureza que os cercam, instigando a sua curiosidade por meio de práticas que vão de encontro à ideia de resolução de situações-problema, dando condições para que esses sejam autores do seu próprio conhecimento”, conta o professor que já realizou diversas experiências como essa com os alunos, a exemplo de simulações com o PhET, programa que oferece simulações de ciência e matemática divertidas, gratuitas, interativas e baseadas em pesquisa.

Na prática experimental com o uso do Teodolito caseiro, além de trabalhar conceitos da Física como fenômenos de propagação da luz, também foram abordados conteúdos e conceitos da Matemática como: ângulos, função tangente e suas relações no triângulo retângulo, medidas de distâncias e alturas de objetos inacessíveis.

“Foi uma prática muito exitosa e sei que ficará guardada na memória desses estudantes, pois além de aprenderem mais sobre esses conteúdos, também tiveram a oportunidade de experimentar a realização de uma aula fora do ambiente escolar, já que a prática foi realizada na praça pública de nossa cidade, o que a torna ainda mais inesquecível”, completou o professor Mateus.

Como funcionou - De acordo com o roteiro elaborado para a aula, os alunos começaram a atividade medindo a altura do teodolito, do solo até o nível de rotação do canudo no transferidor. O próximo passo envolveu apontar o canudo para o topo de um objeto específico e registrar o ângulo inicial. Em seguida, os estudantes afastaram o teodolito do objeto, miraram novamente no mesmo ponto e anotaram o novo ângulo.

O projeto, além de proporcionar uma compreensão prática da trigonometria, incentivou os alunos a trabalharem em equipe, resolverem problemas e compreenderem a importância da Matemática em situações reais e cotidianas. A ação é um exemplo do compromisso da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba em promover aulas inovadoras e práticas que estimulem o aprendizado dos estudantes.

"Participar da experiência foi muito benéfico para mim, pois eu realmente não tinha ideia de como funcionava o instrumento, quando Mateus explicou, eu percebi que era fácil de utilizá-lo e vi também como ajuda as pessoas, até porque não tem como medir coisas muito longas a mão, e no teodolito é uma forma muito simples de medir. Conseguimos entender e manusear um instrumento que é importante para algumas profissões", reforça a aluna Ana Cecília, que participou do momento.