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Estudantes da EEEF Capitulina Sátyro encerram semestre com atividade pedagógica baseada em receitas culinárias
Cerca de 40 alunos do 2º ano A e B da Escola Estadual de Ensino Fundamental Capitulina Sátyro, conhecida como CRIA, e localizada em João Pessoa (1ª GRE), participaram de uma atividade especial nesta última semana de aulas do ano letivo. Sob a coordenação das professoras Mayara Gouveia e Marta Virgínia, a ação integrou os conhecimentos adquiridos ao longo do ano com a produção de receitas culinárias na sala maker da instituição. A atividade promoveu o protagonismo estudantil, abordando temas como gêneros textuais, educação financeira e habilidades de matemática e português.
De acordo com a professora Mayara, a proposta surgiu como uma culminância do trabalho com gêneros textuais realizado durante o ano letivo. “Utilizamos o material enviado pela Secretaria de Estado da Educação da Paraíba e o livro Veredas para explorar diversos tipos de textos, incluindo receitas. Na sala maker, os alunos aplicaram o que aprenderam, criando três pratos: pizza, biscoitos e cupcakes. Eles também gravaram vídeos explicando o processo de elaboração das receitas, fortalecendo sua autonomia e compreensão dos conteúdos trabalhados”, detalhou.
A atividade não apenas reforçou os conhecimentos de língua portuguesa, mas também integrou aspectos de matemática por meio do uso de tabelas e gráficos. “Perguntamos aos alunos sobre seus sabores preferidos de pizza, criando gráficos com os dados coletados. Além disso, trabalhamos a educação financeira, mostrando os custos envolvidos na produção dos alimentos”, explicou Mayara.
A participação do corpo diretivo e de outros profissionais da escola foi essencial para o sucesso da iniciativa. A gestora Tatiene Valentim, bem como a coordenadora pedagógica, professora de inglês e membros da equipe de apoio contribuíram para organizar as atividades. A proposta também contou com o apoio das famílias dos alunos, que relataram a satisfação das crianças em compartilhar suas criações culinárias em casa. Outro destaque da ação foi a participação de alunos com necessidades específicas, como autismo e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
“Foi uma satisfação misturada com gratidão ver e sentir o carinho e acolhimento que dão à minha filha. Ela não é verbal, mas vejo no olhar dela a felicidade dela ter feito pizza. Eu senti a alegria dela. Obrigada”, disse Joelia Vilma de Almeida, mãe de Ágatha de Almeida, do 2º ano. Mayara também falou sobre o momento. “Ela conseguiu confeccionar bolinhas de massa com grande coordenação e escolheu o sabor de sua pizza, demonstrando autonomia e participação ativa. Esses momentos mostram o impacto positivo dessas iniciativas”, enfatizou a professora.
Entre os alunos, a empolgação era evidente. Américo, estudante do 2º ano, destacou-se ao descrever os ingredientes necessários para fazer a pizza em um dos vídeos gravados. As produções audiovisuais permitiram que os estudantes exercitassem a oralidade e consolidassem o aprendizado de maneira criativa e prática. As receitas foram escolhidas pela facilidade de reprodução em casa, permitindo que os alunos compartilhassem suas experiências com familiares. Segundo as professoras, muitas mães falaram do entusiasmo ao provarem os pratos feitos pelas crianças. “Foi gratificante ouvir que as famílias reconheceram o valor da atividade e a simplicidade das receitas”, comentou Mayara.
De acordo com a gestora Regina, esse encerramento de semestre foi significativo. “A atividade mostrou-se um exemplo de como integrar prática pedagógica e protagonismo estudantil. A iniciativa reforçou a importância da interdisciplinaridade e da colaboração entre a escola e as famílias, promovendo uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos. Estamos trabalhando para ter mais ações lindas como essa”, contou.