Notícias
Estudantes da ECIT Raul Córdula lançam marca de cosméticos a partir de disciplina eletiva de Química
Os estudantes da disciplina eletiva Cosméticos em Produção, da ECIT Professor Raul Córdula, localizada em João Pessoa, criaram uma marca de cosméticos, a RC Cosmetics, e produziram diversos produtos com matérias-primas naturais, como o coco e rosas. A marca foi lançada na última sexta-feira (22) na escola durante atividade coletiva.
Cerca de 40 estudantes, de turmas do 9º ano ao ensino médio, fazem parte do projeto, que teve o propósito de unir o aprendizado da disciplina de Química ao empreendedorismo e à sustentabilidade. Entre os produtos desenvolvidos estão: velas aromáticas, sabonetes, óleo de coco, hidratante labial, desodorante, esfoliante e sais de banho. Os produtos foram embalados em saquinhos de papel reciclado e outros foram colocados em embalagens reaproveitadas.
As aulas da disciplina foram ministradas pela professora de Química, Suerda Rodrigues, e contou com a participação de professores do Curso de Análises Clínicas, para que os estudantes pudessem desenvolver os produtos utilizando os equipamentos disponíveis no laboratório.
“Os estudantes fizeram todo o processo de produção como o planejamento, pesquisa, roteiro, teste e execução no laboratório, onde os estudantes fizeram a pesagem de materiais, aquecimento do material, teste de aparência e finalização”, explicou a professora.
A estudante do 9º ano, Helena Mendes, foi uma das participantes do projeto e está começando a fabricação dos produtos em casa, e já trabalha a possibilidade de venda.
“Essas aulas da eletiva e a produção dos produtos foi uma experiência maravilhosa e eu tenho certeza que vai me ajudar em projetos futuros. Tive a oportunidade de aprender mais sobre os produtos que eu uso no meu dia a dia, pude conhecer novas pessoas e aprender a como usar os equipamentos no laboratório. Ainda estou decidindo se irei revender, mas no momento eu estou fazendo mais em questão de teste e diversão também, já que é um processo bem simples e rápido”, descreveu.
Ainda de acordo com a professora Suerda, devido a boa experiência proporcionada aos estudantes, o projeto terá continuidade no próximo ano no desenvolvimento de produtos de perfumaria.