Estudantes da ECIT Professor Raul Córdula lançam livro "Vidas Negras Importam" com coletânea de crônicas e biografias

publicado: 17/07/2024 14h20, última modificação: 17/07/2024 18h08
285A2F7D-EDE9-4135-AE24-F734A0A529BE.jpeg

Nesta quinta-feira (18), a partir das 14h, a ECIT Professor Raul Córdula, em João Pessoa, será palco do lançamento do livro "Vidas Negras Importam", uma coletânea de textos produzidos pelos estudantes da eletiva "Literature-se". O evento, que acontecerá na sala de eventos do prédio da escola, é o resultado de um projeto educativo conduzido pela professora Rosângela Duarte, que visa incentivar a leitura e discutir questões raciais através da literatura. O livro é uma combinação de biografias e crônicas criadas pelos estudantes, que escreveram sobre pessoas negras que tiveram histórias de superação.

A professora Rosângela explica que a eletiva surgiu da necessidade de incentivar a prática da leitura entre os estudantes, que vem se perdendo ao longo do tempo com o advento da tecnologia. "A ideia é motivar o aluno para a prática da leitura, e a proposta foi trabalhar várias literaturas, inclusive a literatura antirracista. Abordamos textos e leituras que traziam o debate sobre a questão do racismo para a sala de aula", conta Rosângela. O projeto envolveu 32 estudantes, dos quais 25 participaram da produção do livro, que será lançado com uma tarde de autógrafos.

O processo de engajamento dos alunos incluiu leitura, pesquisas na biblioteca e debates em sala de aula. "Foi muito interessante ver o processo de um aluno que nunca tinha lido, parando para refletir sobre o que estava lendo. Alguns estudantes já tinham uma vivência de leitura, mas para outros foi a primeira vez. O resultado foi sendo alcançado aos poucos", afirmou a professora. Durante a eletiva, os estudantes leram obras de autores negros como Lima Barreto e Conceição Evaristo, além de discutir textos de Machado de Assis.

Marielly Vitória de Sousa, estudante do 9º ano, conta da sua satisfação em participar da criação do livro. "Foi incrível participar dessa produção, principalmente porque fala de uma pauta muito importante no Brasil que é que vidas negras importam. Participar da criação foi maravilhoso, você tem aquela sensação de estar fazendo história junto com seus colegas", comenta Marielly. A estudante destaca, ainda, a importância do tema e a oportunidade de contribuir para a discussão sobre o racismo no país.

O projeto "Literature-se" enfrentou desafios, especialmente no início, quando muitos estudantes tinham dificuldade em focar na leitura. "Trabalhar com os estudantes foi um desafio grande porque alguns tinham dificuldade em parar para ler. Mas aos poucos, o hábito foi sendo construído. Foi um processo bem interessante ver os alunos amadurecendo nesse aspecto", relatou Rosângela. A professora também menciona a importância de criar ambientes propícios para a leitura, como levar os alunos para ler debaixo das árvores na própria escola.

O gestor da ECIT Professor Raul Córdula, Igor Machado, conta que a culminância das eletivas é um momento muito importante para a escola e para a comunidade, e que o lançamento do livro, junto com a tarde de autógrafos, representa uma grande oportunidade para os estudantes. “Lançar um livro produzido pelos próprios estudantes é algo inédito em nossa escola. E nossa expectativa é que seja o primeiro de muitos. Esperamos que esse momento seja um divisor de águas para incentivar uma nova geração de escritores nesta ECIT", afirmou Igor.