Notícias

Estudantes da ECIT de Bananeiras apresentam projeto inovador na Câmara Municipal da cidade

publicado: 28/03/2024 21h39, última modificação: 28/03/2024 21h39
1 | 3
2 | 3
3 | 3
WhatsApp Image 2024-03-26 at 4.38.16 PM (2).jpeg
WhatsApp Image 2024-03-26 at 4.38.15 PM.jpeg
WhatsApp Image 2024-03-26 at 4.38.16 PM (1).jpeg

Estudantes da ECIT José Rocha Sobrinho, localizada em Bananeiras, 2ª GRE, apresentaram, nesta segunda-feira (25), o projeto inovador de interação sustentável entre economia e meio ambiente, com foco no uso adequado da água. Eles ficaram na primeira colocação no estado da Paraíba no Programa Celso Furtado de Inovação Educacional e Desenvolvimento Regional.

De acordo com Gilyan Medeiros, um dos mentores do projeto, a iniciativa vai desenvolver um processo de automatização de irrigação, através de componentes eletrônicos, em particular o Arduino, utilizado para gerar dados sobre o consumo e também temperatura. “E esses dados vão gerar gráficos e vão gerar dados estatísticos para que possamos tentar reduzir o consumo de água consciente. E assim como tentar produzir mais nas lavouras”, explica Gilyan.

A apresentação na Câmara de Vereadores de Bananeiras se deu através de um curso sobre sustentabilidade e tecnologias nas cidades com o auditor fiscal André Agra. “Foi muito proveitoso onde nós podemos mostrar a grande parte dos representantes das cidades e da comunidade que nós temos projetos que podem trazer grandes benefícios para a região, tanto a região agricultora que é o nosso foco”, ressaltou Gilyan.

Um dos objetivos do projeto é alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com foco na educação, sustentabilidade e inovação tecnológica. O projeto está em seus estágios iniciais e os alunos estão desenvolvendo códigos para automatizar a irrigação. 

De acordo com Kaline da Costa Adelino, gestora da ECIT, os resultados iniciais mostram um bom progresso, com potencial de melhoria e expansão para melhorar a automação no setor da água. “Podemos mostrar para os vereadores, para a comunidade, que a educação traz bons frutos para a sociedade”, finaliza Gilyan.