Notícias

Estudantes da ECI Celestin Malzac participam de palestra sobre “Leitura visual: A imagem no jornalismo e a emergência climática”

publicado: 10/06/2024 11h16, última modificação: 10/06/2024 11h16
1 | 3
Foto: Delmer Rodrigues
2 | 3
Foto: Delmer Rodrigues
3 | 3
Foto: Delmer Rodrigues
Palestra Escola CelestinoMalzac  com Jornalista Leandro Pellizzoni_Delmer Rodrigues (7).jpg
Palestra Escola CelestinoMalzac  com Jornalista Leandro Pellizzoni_Delmer Rodrigues (5) (1).jpg
Palestra Escola CelestinoMalzac  com Jornalista Leandro Pellizzoni_Delmer Rodrigues (8).jpg

Os estudantes das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral (ECI) Professor Celestin Malzac, participaram da palestra “Leitura visual: A imagem no jornalismo e a emergência climática” realizada no dia 5 de maio, que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A palestra foi ministrada pelo jornalista e repórter fotográfico, Leandro Pellizoni, da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba.

A atividade, coordenada pelo professor Laércio Beserra, que ministra a disciplina eletiva Arte de Mídias Sociais, tem como objetivo, que os alunos tenham contato com diversos profissionais da área de mídia e comunicação e inserir assuntos da atualidade junto às técnicas da profissão.

“Quero que os estudantes tenham a percepção de fazer uma imagem e interpretá-la, por isso trouxe o Leandro para fazer essa palestra, que ocorreu justamente no Dia Mundial do Meio Ambiente e casou os dois assuntos”, disse o professor.

Como o dia da palestra foi justamente no Dia Mundial do Meio Ambiente, Leandro Pellizoni, trabalhou sobre educação midiática e trouxe a proposta de análise de como a mídia está retratando a emergência das mudanças climáticas em seus noticiários.

“Mostrei diversas imagens e trabalhamos o tripé: ver, sentir e imaginar. Para isso, mostrei imagens como a mídia ilustra as matérias. Uma das fotografias exibidas mostrou pessoas brincando no chafariz em Paris e outra foto dos incêndios na Austrália que devastou florestas, animais e casas para fazer eles pensarem, pois as duas fotos mostram as mudanças climáticas, mas como a mídia mostra para as pessoas? Provoquei os estudantes para lerem essas imagens e identificarem porquê cada veículo escolhe cada imagem”, explicou o jornalista.