Notícias

Estudante e professora de escola estadual de Rio Tinto representarão a Paraíba no Parlamento Jovem Brasileiro

publicado: 17/11/2023 08h56, última modificação: 17/11/2023 08h56
WhatsApp Image 2023-11-17 at 08.15.36 (1).jpeg

A estudante Laudimyla da Silva Ribeiro, da 2ª série do ensino médio da ECIT Professor Luiz Gonzaga Burity, da cidade de Rio Tinto, 14ª GRE, foi selecionada para participar do Parlamento Jovem Brasileiro, programa de educação para democracia da Câmara dos Deputados voltado para estudantes do ensino médio de todo o Brasil. 

A gestora da escola, Regina Coelly, que acompanhou a estudante durante o processo, também vai para a capital federal participar do programa. O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado em três etapas: local, estadual e nacional. 

A Jornada de Aprendizagem Cidadã corresponde a etapa local com duração de sete semanas e o objetivo é que cada jovem conheça sua realidade local. Na etapa estadual, Laudimyla fez um discurso escrito onde foram selecionados quatro estudantes por estado. “Ela abordou a temática da Evasão Escolar, considerando a difícil escolha de jovens em situação de vulnerabilidade terem que optar entre estudar e/ou trabalhar para complementar a renda familiar”, explica Regina.

Em seguida a estudante gravou um discurso que foi avaliado por especialistas e votado pelos demais candidatos que participaram da jornada na fase local. “Iremos as duas participar da etapa Nacional, representando a Paraíba”, completa a professora.

Como Jovem Parlamentar eleita, Laudymila irá participar entre os dias 05 e 07 de dezembro de uma programação que contará com a participação em audiências públicas, encontro com deputados federais, ampliação de conhecimento à partir de debates sobre o tema pesquisado, compartilhamento dos aprendizados adquiridos ao longo da jornada. Regina, como professora apoiadora, estará acompanhando de perto a estudante e também participando de uma formação em educação para a democracia.

A gestora conta que Laudimyla é dedicada aos estudos e líder de turma. “Como gestora, tendo conhecimento do Programa Jovem Parlamentar, apresentei a proposta de inscrição à três dos nossos estudantes com o perfil de escuta atenta, preocupação social, desejo de mudanças e melhorias, liderança. Ela aceitou, realizamos a inscrição e ela participou de todas as fases com muita dedicação”, explica Regina.

Laudimyla diz que está com muitas expectativas para os dias na capital federal. “Será uma experiência muito interessante, de muito aprendizado. Agradeço muito o apoio de todos da escola, principalmente da minha professora orientadora que me ajudou em todo processo. Foi muito importante para mim”, conta a estudante. “Quando saiu o resultado, ela veio me contar e me abraçou e eu fiquei perplexa. Estou muito feliz com essa oportunidade”, finaliza.