Notícias

Estudante da Rede Estadual é a única representante do Estado a participar do Programa Jovens Embaixadores

publicado: 06/11/2023 14h53, última modificação: 06/11/2023 14h53
WhatsApp Image 2023-11-06 at 14.40.27.jpeg

Samara Rosas da Silva, 18 anos, estudante do 3º ano na EEEF Alceu do Amoroso Lima, na cidade de Campina Grande, 3ª GRE, foi a única estudante paraibana selecionada para o Programa Jovens Embaixadores que levará 46 jovens brasileiros para um intercâmbio nos Estado Unidos.

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado dos EUA, organizada pela Embaixada e Consulado dos EUA no Brasil e implementada pela Associação Grupo Mais Unidos. Samara conta que desde os 13 anos de idade tinha o sonho de participar de um intercâmbio internacional, mas a condição financeira da família era uma dificuldade. A estudante encontrou no programa a oportunidade de realizar o sonho.

“Eu mantive esse sonho, comecei a estudar inglês e durante a pandemia intensifiquei esses estudos”, explica. Em 2017, por iniciativa da professora Patrícia Rosas, ingressei no Instituto Desengaveta, dedicado a inserir a leitura e a escrita na vida de crianças e jovens de escolas públicas, com idades entre 10 e 17 anos, por meio de diferentes iniciativas, de oficinas de escrita a clubes de leitura.

Samara teve textos publicados na Revista Tertúlia e se tornou coordenadora e mediadora de leitura no projeto. “É um lugar que proporciona aos jovens que eles percebam o seu lugar na sociedade”, conta. A participação em projetos de impacto social e empreendedorismo é um dos critérios de seleção dos jovens no programa de intercâmbio, somado a prova escrita, análise de currículo e entrevista.

A estudante conta que chegou a participar de mentoria com jovens que já tinham participando do programa para se preparar para a seleção. “Treinei muito a escrita em inglês mas, principalmente, me conectar com o propósito de ser uma agente de mudança na sociedade foi o mais importante”, ressalta.

Samara e os demais jovens selecionados viajam no dia 06/01/24 e retornam ao Brasil em 4 de fevereiro de 2024. “Vamos passar pela capital americana e também um período com uma família, mas ainda não sabemos exatamente o local”, conta e não disfarça a ansiedade de poder realizar o sonho de passar um período em outro país. “Vamos participar de workshops, encontrar pessoas relevantes e conviver com a família americana. Vais ser uma experiência incrível”, diz, animada.

A estudante conta que é imensamente grata a todos os professores do ensino médio, a professora Patrícia Rosas, aos pais e a todas as pessoas que sonharam com ela esse sonho de conhecer outra cultura. E deixa um recado aos jovens: “Não somos tão pequenos como pode parecer. Sonhem, planejem e coloquem esses sonhos como objetivos que podem ser realizados. O que a gente faz é relevante para a sociedade”, incentiva.