Notícias

Estudantes da Paraíba ganham medalhas de ouro na Olimpíada Mandacaru de Matemática, 3ª maior do Brasil

publicado: 11/09/2023 17h12, última modificação: 11/09/2023 17h13
WhatsApp Image 2023-09-11 at 15.02.06.jpeg

A Olimpíada Mandacaru de Matemática, reconhecida como a 3ª maior olimpíada de matemática do Brasil, contou com a participação de 133 mil estudantes em sua mais recente edição. Emanuel Pereira Silva, estudante da ECI Nossa Senhora da Conceição, localizada em Belém do Brejo do Cruz, foi um dos medalhistas de ouro. A Olimpíada é voltada para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. O resultado foi divulgado no último sábado (09) e pode ser acessado através do link mandacarudematematica.com/premiados-2023.

Dentre os municípios da Paraíba que se destacaram na Olimpíada, apenas três conquistaram medalhas: João Pessoa, Campina Grande e Belém do Brejo do Cruz. Na Paraíba, foram distribuídas quatro medalhas de ouro: João Pessoa obteve duas, Campina Grande uma e Belém do Brejo do Cruz uma, representada pela conquista de Emanuel.

Em declaração sobre a medalha, o estudante, que já conquistou premiações também na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas  Públicas (OBMEP) e na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), compartilhou sua experiência: "Eu sempre fui apaixonado por matemática, vi nas olimpíadas oportunidades únicas. Devemos dar o nosso melhor todos os dias e na Olimpíada Mandacaru de Matemática não foi diferente. A medalha representa muito mais que um objeto, ali está representando todo o processo e todas as dificuldades enfrentadas na preparação até a conquista", enfatiza o aluno.

A Olimpíada Mandacaru de Matemática foi lançada em 2021 e tem como propósito levar a cultura nordestina por meio da matemática. Direcionada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas, a primeira edição da competição foi realizada de forma totalmente on-line e hoje segue de forma hibrida. A competição é estruturada em uma única fase, que inclui uma prova on-line com 20 questões de múltipla escolha e uma questão discursiva.

Os participantes são classificados em três níveis: Nível Luiz Gonzaga para estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, Nível Zumbi dos Palmares para os do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e Nível Lampião para os do Ensino Médio. São premiados os estudantes com melhor pontuação em cada nível. A organização do evento está sob a responsabilidade da Mandacaru Soluções Educacionais, originária do Rio Grande do Norte.

O professor de Matemática Ailson Paiva, da ECI Nossa Senhora da Conceição, integrante da 8ª Gerência Regional de Ensino da Paraíba, conta que a escola tem um compromisso de promover a excelência acadêmica e preparar os alunos para competições não apenas a nível local, mas também regional, estadual, nacional e até internacional. “Através de um projeto dedicado, nossa escola tem o prazer de incentivar ativamente a participação dos alunos em diversas olimpíadas do conhecimento. Trabalhamos arduamente para preparar nossos estudantes, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para se destacarem em competições de alto nível”.

Ainda segundo o professor, o objetivo do ensino ofertado nas escolas estaduais é nutrir e desenvolver talentos, como o de Emanuel, para que possam brilhar em todos os lugares. “Acreditamos que a participação em competições acadêmicas desafiadoras não apenas enriquece o aprendizado dos estudantes, mas também os prepara para enfrentar desafios acadêmicos e profissionais futuros. Estamos orgulhosos de nosso compromisso com a excelência acadêmica e continuaremos a apoiar nossos alunos em sua jornada em busca do sucesso nas mais diversas olimpíadas do conhecimento”, conclui.