Notícias

Estão abertas as inscrições para o Enem 2024

publicado: 27/05/2024 18h37, última modificação: 27/05/2024 18h37
WhatsApp Image 2024-05-27 at 18.33.30.jpeg

Começam nesta segunda-feira, 27, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e estarão abertas até 7 de junho. Os estudantes devem se inscrever por meio da Página do Participante, usando o CPF e a senha do portal Gov.br.

Todos os participantes que não foram contemplados com a isenção da taxa de inscrição devem realizar o pagamento de R$ 85 até o dia 12 de junho. 

Para esta edição a prova será aplicada em todos os estados e no Distrito Federal nos dias 3 e 10 de novembro. Iniciando com as provas são de linguagens, códigos e suas tecnologias, além da redação e ciências humanas e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

No segundo dia do exame, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração.

A inscrição do Enem 2024 fica aberta até 23h59 do dia 7 de junho, do horário de Brasília-DF. 

Os estudantes devem se inscrever por meio da Página do Participante, usando o CPF e a senha do portal Gov.br.

Isenção de pagamento

Os resultados dos recursos sobre a isenção da taxa de inscrição foram divulgados na última sexta-feira (24), assim como dos recursos que tratam das justificativas de ausência no Enem 2023, para candidatos que estavam isentos da taxa e faltaram às provas. Ainda é obrigatório realizar a inscrição até 7 de junho. 

No momento da inscrição, o participante deverá escolher o idioma da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

A Avaliação

Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e também é a principal porta de entrada para a educação superior no país. Os resultados da avaliação podem ser usados para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Também são aceitos em instituições privadas e de outros países de língua portuguesa que tenham acordo com o Brasil.

Os estudantes que não concluíram o ensino médio também podem participar na condição de treineiros, para autoavaliação nos anos anteriores ao término da educação básica.