Escolas estaduais da 11ª GRE promovem ação do Outubro Rosa na Cadeia Pública de Princesa Isabel

publicado: 30/10/2023 13h20, última modificação: 31/10/2023 09h35
WhatsApp Image 2023-10-30 at 16.00.16 (1).jpeg

A 11ª Gerência Regional de Ensino (GRE) promoveu nesse sábado (28) uma ação em alusão ao encerramento da campanha Outubro Rosa na Cadeia Pública de Princesa Isabel buscando conscientizar sobre a prevenção ao câncer de mama. A ação contou com apoio da Secretaria de Saúde do Município e das escolas estaduais Ministro Alcides Vieira Carneiro, Gama e Melo, Professora Iracema Marques de Lima, integrantes da GRE. O público alvo das atividades foram as Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) e suas famílias. Sob a coordenação dos docentes da Educação nas Prisões e o apoio do Diretor da Unidade Prisional, Fábio Tenório, o evento contou com a participação de cerca de 42 alunos entre os ciclos I e VI da Educação de Jovens e Adultos.

Durante a ocasião, as mulheres que estavam visitando seus parentes receberam informações vitais sobre o autoexame e a importância da detecção precoce da doença. O evento foi marcado também por um café da manhã, oferecido a todos os presentes, durante o qual foi realizada uma palestra elucidativa sobre o tema.

Paralelamente às atividades do Outubro Rosa, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o projeto "Artesanato: A Liberdade Projetado em Suas Mãos", idealizado pela professora Joseane André. Desenvolvido ao longo do ano letivo com os reeducandos, o projeto destaca o potencial de transformação e a criatividade por meio do trabalho manual.

O grupo de professores que compõem o Plano Estadual de Educação nas Prisões na Cadeia de Princesa Isabel é composto por 10 educadores. Eles reforçam o compromisso com iniciativas que vão além da sala de aula, promovendo a integração e a conscientização dos reclusos e suas famílias sobre temas de relevância social. “Ações como esta reiteram a importância da educação como ferramenta de transformação e reintegração social”, comemora a gestora da 11ª GRE, Vanilda Barbosa dos Santos.

A parceria entre as instituições envolvidas mostra que, mesmo em contextos desafiadores, é possível unir esforços em prol de objetivos comuns. “O evento deixa como legado a mensagem de que a educação nas prisões segue firme, buscando sempre promover o conhecimento e o bem-estar de todos os envolvidos”, reforça Vanilda.

“O movimento destinado à saúde da mulher, atendeu não apenas os reeducandos, tendo em vista que o público é exclusivamente masculino, mas também os familiares dos privados de liberdade em um momento descontraído, unindo informações e visita aos apenados, com direito a café da manhã e lembrancinhas confeccionadas durante as aulas pelos alunos. Foi um momento de grande relevância, uma vez que os PPLs são de certa forma, “esquecidos” pela sociedade, sendo apoiados apenas pelos familiares. Cada mãe, irmã ou filha que paravam para nos escutar nesta ação, nos deixava mais certos que estávamos sim fazendo o bem, onde, informação nunca é demais”, conta a professora de Biologia, Déborah Christiane, e já adianta que a meta agora é organizar as ações do Novembro Azul.