Notícias

Escolas Cidadãs Integrais Técnicas são vencedoras do Prêmio Afrafep de Educação Fiscal

publicado: 02/08/2019 12h05, última modificação: 02/08/2019 12h05
logo2019.jpg

Duas Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECIT) da Rede Estadual da Paraíba foram vencedoras na etapa estadual do ‘Prêmio Afrafep de Educação Fiscal’. A ECIT Daura Santiago Rangel, em João Pessoa, e a ECIT Tereza Chaves Lima, em Cubati, foram premiadas na categoria escola. As escolas desenvolveram projetos relacionados a agricultura, com eixos voltados para a matemática e educação fiscal. Além das ECITs, uma universidade privada e uma emissora de televisão também foram premiadas em outras categorias.

O professor Eudes Henrique, responsável pelo projeto da escola de Cubati, explicou que “o mais importante é o reconhecimento das práticas educativas e à certeza de que estamos fazendo o melhor para a nossa escola e o melhor para os nossos alunos”, afirmou. Além de Eudes, o projeto também é encabeçado pelo professor Jeferson Clementino. A ideia surgiu a partir de um curso de Formação de Multiplicadores do Programa de Educação Fiscal Estadual, promovido pelas Secretarias de Finanças e da Educação e Cultura do Estado, no ano de 2004. Entendendo a relevância do programa, os professores resolveram dar continuidade. O objetivo da proposta é buscar entender como administrar bem os lucros e prejuízos advindos da agricultura familiar.

Cada vencedor receberá o prêmio de R$ 2.000, além de certificados de participação. A solenidade de entrega da premiação dos projetos vencedores da edição de 2019 está marcada para acontecer no dia 15 de agosto, às 20h, na Marriage Recepções, em João Pessoa.

A presidente da Associação dos Auditores Fiscais do Estado da Paraíba (Afrafep), Elaine César Carvalho, diz que compreende “como importante a continuidade deste prêmio da etapa estadual de educação fiscal, que está no terceiro ano consecutivo, como forma de colocar na agenda das instituições, como escolas e universidade, e também da imprensa a pauta de educação fiscal”, avaliou. A presidente explica ainda que a realização da etapa estadual tem gerado bons frutos para uma futura disputa no Prêmio Nacional de Educação Fiscal da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite). “O prêmio também é conhecido como o ‘Oscar da Cidadania Fiscal no País’. Já ganhamos o prêmio principal nas categorias Imprensa e Escola nos últimos dois anos”, afirmou.

Os projetos selecionados foram avaliados pela Comissão Julgadora do Concurso, que é formada pelos parceiros: Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB); Secretaria de Estado da Educação, Escola de Administração Fazendária da Receita Federal (Esaf); Sindifisco-PB; Focco (Fórum Paraibano de Combate à Corrupção), Controladoria Geral da União (CGU); Ministério Público Estadual; Tribunal de Contas do Estado (TCE); Delegacia da Receita Federal em João Pessoa e pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Paraíba (CRC-PB).