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Escola Estadual de Esperança cria Rádio Escolar para desenvolver comunicação e protagonismo

publicado: 01/12/2023 13h49, última modificação: 01/12/2023 13h49
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A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Irineu Joffily, que fica localizada na cidade de Esperança, está desenvolvendo o projeto “Rádio Escolar: antenada na comunicação e interação para o protagonismo estudantil”. A ação faz parte da grade de disciplinas coletivas e é coordenada pela professora Erika Rossanas, com a participação de estudantes da 1ª série do Ensino Médio, além de outros alunos voluntários. Na programação da rádio, os estudantes passam comunicados institucionais, tocam músicas e passam recados descontraídos para os demais colegas.

A proposta do projeto está centralizada em estabelecer um portal de comunicação por meio da Rádio Escolar, com o auxílio dos recursos midiáticos, para contribuir com as ações pedagógicas, em um ambiente criativo, educacional e de entretenimento, que atenda às necessidades e a permanência do protagonismo estudantil.

A professora Erika explicou sobre o início do projeto e sobre como ele funciona atualmente. “No primeiro momento, os alunos ficaram ansiosos para saber como seria a rádio na escola, o que logo despertou interesse em participar. Foram conduzidos por várias ações metodológicas, como o conhecimento da estrutura de uma rádio, aula de campo na rádio da cidade, tiveram formação com os jornalistas e radialistas da cidade, dentre outras atividades Em seguida, os estudantes foram organizados em equipe de acordo com suas habilidades. Elencamos equipes de mídia, equipes de pautas e equipe de jornalistas. Todas as ações foram planejadas de acordo com as propostas.

Etapas - As ações metodológicas obedeceram uma sequência didática que ocorreram em três etapas: a parte de conhecimento estrutural de uma rádio, as mídias sociais como recurso que favorece o acesso à informação e o crescimento intelectual; e a produção dissertativa de pautas, aulas de campo, ações de estruturação da rádio, contextualização de temas diversificados, até o momento de colocar em prática a rádio na escola.

Desde modo, o projeto favoreceu o ingresso da democratização do saber, o melhoramento do rendimento e o clima escolar, criando um espaço para o protagonismo, na interação do conhecimento e entretenimento, com propostas atuais, mais atraentes e voltadas para o público estudantil.