Notícias

Equipes da ECIT Pedro Anísio e da ECIT José Guedes conquistam 1º, 3º e 4º lugares em seis categorias do TJR e são classificadas para competições no México e no Chile

publicado: 10/12/2024 17h05, última modificação: 10/12/2024 17h05
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
WhatsApp Image 2024-12-10 at 16.42.45.jpeg
WhatsApp Image 2024-12-10 at 16.44.49.jpeg
WhatsApp Image 2024-12-10 at 16.44.48 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-12-10 at 16.44.48.jpeg

As equipes de Robótica da ECIT Pedro Anísio Bezerra Dantas, localizada em João Pessoa, e da ECIT José Guedes Cavalcante, de Cabedelo, conquistaram premiações em seis categorias do Torneio Juvenil de Robótica (TJR), que aconteceu em São Paulo no sábado (07) e domingo (08). As premiações garantem as vagas das equipes nas competições internacionais em Cancún, no México, e também no Chile em 2025. O TJR é uma competição de robótica gratuita e presencial que se destina a difundir a Robótica e a Computação por meio produção de protótipos de robôs.

A equipe ECIT Pedro Anísio, conquistou 1º e 4º lugares na categoria Cabo de Guerra (níveis 3 e 4), 1º lugar na Viagem ao Centro da Terra (nível 4), 1º lugar na Corrida de Carros Autônomos, além de 3º lugar na Dança com Robôs (nível 3). Na categoria Corrida de Carros Autônomos, os estudantes programaram os robôs para percorrer duas pistas, uma em linha reta e outra com curvas, na qual os robôs devem reconhecer por meio de sensores. No Cabo de Guerra, os robôs utilizam a força e a estratégia para levar o opositor ao fosso.

Na Dança com Robôs, os estudantes fizeram uma coreografia com personagens do Hotel Transilvânia. Ao mesmo tempo que os robôs dançavam, o cenário composto por castelos também se movimentava.

“Esses troféus que conquistamos foram importantes para consolidar nossa escola como referência em robótica na região. As vitórias são fruto do empenho dos nossos estudantes e da equipe técnica, que se dedicaram intensamente ao longo do ano para alcançar essas conquistas”, comentou o professor, José Alberto Nascimento.

Já a ECIT José Guedes Cavalcante ficou em 1º lugar no Plano de Resgate (nível 4), 3º lugar no Sumô (nível), e 3º lugar na Viagem ao Centro da Terra (nível 3). Nesta última categoria os robôs precisam percorrer um caminho demarcado em forma de labirinto e pegar um objeto e voltar de ré.

“Somos o único clube de robótica da cidade de Cabedelo que venceu na etapa estadual e agora também ganhamos na etapa nacional. Isso é um marco para nossa cidade como também na vida dos nossos alunos que através do apoio do Governo do Estado proporcionou essa experiência não só de viajar para outro estado, mas de representar nosso estado e ser destaque nacional na Robótica”, disse o professor Raoni Brasileiro.

Devido às premiações, as equipes foram classificadas para competições internacionais previstas para o mês de maio em Cancún no México e setembro no Chile, em 2025.

Confira as equipes:

A equipe de Robótica da ECIT Pedro Anísio é composta também pelos professores Heronides Anízio Pereira Laurentino, José Alberto Nascimento e Crismarkes Ferreira dos Santos. Os estudantes que garantiram as premiações foram: Allyce Souza, Miguel Silva, Rayanne Santos, Miguel Marcolino, Rebeca Ferreira, Nathielly Silva, Danyela Pessoa, Gabriel Almeida, Girlane Gomes, Davi Barros, Yasmin Santos,Gabriel Gomes, David Santos, Arthur Ponte, Jefferson Sousa e Matias Oliveira. Os alunos Matheus Freitas, Juan Santos, Juciane Cruz e Kauã Bezerra também fazem parte da equipe.

A equipe de Robótica da ECIT José Guedes Cavalcante é composta pelos professores Raoni Rodrigo Silva Brasileiro e Moisés de Jesus Henrique dos Santos.
Os estudantes são: Allan Nascimento, Elivelton Luna, Gabriel Lima, Gustavo Figueiredo, Heverton Oliveira, Lucas Marçal, Maria Eduarda Silva, Mateus Lima, Natália Diniz, Pedro Silva e Rennato Ferreira. Também participaram das competições os estudantes egressos Clenildo Junior, Luan Santos, Maria Luiza Nascimento, e Rayssa Viegas.