Equipe da 9ª GRE participa de evento de formação em Monte Horebe

WhatsApp Image 2024-07-30 at 15.35.52.jpeg
WhatsApp Image 2024-07-30 at 15.35.52 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-07-30 at 15.46.18.jpeg

Representantes da 9ª Gerência Regional de Educação participaram, nesta segunda-feira (29), do encontro intitulado ‘Diálogos Formativos’, evento de formação voltado para professores, gestores e coordenadores pedagógicos, promovido pela Prefeitura de Monte Horebe, no sertão paraibano.

O evento reuniu cerca de 100 pessoas que assistiram a duas palestras. Sendo a primeira: ‘Educação Pela Equidade: Uma Escola Antirracista e Contra todos os Tipos de Discriminação’, ministrada pela professora Celda Rejane, mestra em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas, que falou sobre a lei 10.639/03 e suas implicações dentro da escola.

Já a segunda palestra foi ministrada pela gerente da 9ª GRE, Fernanda da Silva Chagas, que falou sobre ‘Acolhimento e Inclusão no Ambiente Escolar’. “Abordamos essa visão de que através do acolhimento fazemos a inclusão no ambiente escolar com esse olhar da diversidade e das diferenças que somos por alguns aspectos sociais, culturais, biológicos ou afetivos,” revelou.

Para a gerente regional o evento demonstra a importância da Secretaria de Educação e da Gerência Regional em fazer parte do processo de articulação de professores, gestores e coordenadores para que um novo olhar seja lançado sobre abordagens e situações que acontecem no cotidiano escolar. “Para que a gente consiga ter um olhar mais abrangente para metodologias e processos de ensino aprendizagem e para que se alcance os resultados no plano de metas de alfabetização dentro do compromisso nacional da criança alfabetizada”, destaca a gerente.

A cidade de Monte Horebe é conhecida como a cidade educadora devido ações que o município desenvolve dentro do Programa de Acompanhamento de Municípios, promovendo no início do ano letivo e no retorno do ano letivo, os diálogos formativos, que tem por objetivo dar o primeiro passo no planejamento dos professores abordando temas e questões que fazem parte do cotidiano das escolas, lançando um novo olhar sobre esses temas.