Notícias

Encontro Socioemocional é promovido para estudantes que vão participar de intercâmbio no Chile, Espanha e Reino Unido

publicado: 01/07/2024 09h27, última modificação: 01/07/2024 09h27
1 | 7
Fotos: Daniel Medeiros / Delmer Rodrigres
2 | 7
Fotos: Daniel Medeiros / Delmer Rodrigres
3 | 7
Fotos: Daniel Medeiros / Delmer Rodrigres
4 | 7
Fotos: Daniel Medeiros / Delmer Rodrigres
5 | 7
Fotos: Daniel Medeiros / Delmer Rodrigres
6 | 7
Fotos: Daniel Medeiros / Delmer Rodrigres
7 | 7
Fotos: Daniel Medeiros / Delmer Rodrigres
Reunião Conexão Mundo com Serviço Saúde Emocional_Delmer Rodrigues (17).jpg
Reunião Conexão Mundo com Serviço Saúde Emocional_Delmer Rodrigues (8).jpg
DSC_8722.jpg
28_06_2024 Reunião conexão mundo (Daniel Medeiros) (75).jpg
DSC_8737.jpg
28_06_2024 Reunião conexão mundo (Daniel Medeiros) (58).jpg
28_06_2024 Reunião conexão mundo (Daniel Medeiros) (44).jpg

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba por meio do Serviço de Saúde Emocional e o Programa Conexão Mundo, realizou na sexta-feira (28), o "Encontro do Socioemocional da 1ª e 16ª GREs". O evento aconteceu no Centro de Formação de Educadores de João Pessoa e reuniu 70 estudantes que vão participar do intercâmbio nos países Chile, Reino Unido e Espanha.

O intuito do encontro é de esclarecer todo processo do intercâmbio para os estudantes e seus familiares. Psicólogas do Serviço Emocional também promoveram uma dinâmica com os participantes para trabalhar a ansiedade, com técnica de respiração e concentração.

Os familiares dos intercambistas tiveram um momento de tirar dúvidas sobre o embarque e acomodação, diretamente com a equipe em reuniões separadas dos estudantes. Ainda durante o evento os estudantes preencheram um questionário de Saúde Socioemocional para que a equipe do Conexão e do Serviço de Saúde Emocional possam traçar o perfil de cada estudante.

"Nós precisamos elaborar um perfil emocional dos estudantes e com a ajuda do Serviço de Saúde Emocional, identificarmos se eles têm algum medo, alguma fobia, e assim poder ajudar caso seja necessário", comentou a coordenadora do programa Conexão Mundo, Edith Larissa.

A ação está sendo promovida gradativamente com todos os estudantes selecionados que vão fazer o intercâmbio. "Identificamos a necessidade de fazer essa parceria para trabalhar os estudantes para lidar com as emoções, principalmente no momento da viagem, do embarque e da chegada, pois tudo é muito novo para eles", detalhou a gerente executiva de Desenvolvimento e Protagonismo Estudantil, Neilze Cruz.

A estudante da 2ª série do Ensino Médio do Colégio da Polícia Militar de João Pessoa, Rayca Xavier, estuda espanhol há dois anos por conta própria e com apoio da escola, e se preparou para fazer a seleção do intercâmbio para a Espanha.

"Eu me preparei bastante para esse momento, mas tudo tem um propósito e eu me sinto muito preparada. Meu pai me apoiou muito. Essa viagem será uma experiência muito boa e uma grande oportunidade", comentou.

O pai de Rayca, o sargento da Polícia Militar José Xavier dos Santos, ficou surpreso, mas muito feliz com a aprovação do intercâmbio.

"Eu fui conhecendo mais como era o programa Conexão Mundo e as coordenadoras que têm nos dado todo apoio. O que podemos proporcionar aos nossos filhos é a educação, os estudos, e é muito importante essa oportunidade que minha filha terá. Esse evento de hoje foi muito bom para conhecermos quem vai acompanhar nossos filhos na viagem, com isso fiquei mais seguro", comentou.

Ainda durante o encontro teve a participação da estudante egressa da Rede Pública Estadual da Paraíba, Maria Eduarda da Silva, que participou do intercâmbio para Espanha no ano passado. Ela respondeu as dúvidas e curiosidades dos estudantes sobre os costumes locais.