Em Cabedelo: Porto que Educa inicia aulas do segundo semestre com novas turmas de cursos profissionalizantes

publicado: 19/07/2024 15h45, última modificação: 19/07/2024 15h45
WhatsApp Image 2024-07-18 at 08.56.49 - Anna Mary Jerônimo de Lima.jpeg

As aulas do segundo semestre do programa Porto que Educa tiveram início no último dia 15 de julho em Cabedelo. As novas turmas incluem Assistente Administrativo, Auxiliar de Fiscalização Ambiental e Espanhol Básico, totalizando quatro turmas com 160 horas de duração cada. Ao todo, cerca de 90 alunos se inscreveram. O Porto que Educa é uma ação do Governo da Paraíba no Porto de Cabedelo que integra o programa ‘Porto Cidade’, com foco no desenvolvimento em várias áreas, como saúde, cultura e sustentabilidade. Na Educação, é realizado em parceria com o ParaíbaTEC.

O programa tem sido uma ferramenta essencial para a população de Cabedelo, proporcionando qualificação profissional com foco nas demandas do setor portuário. Alysson Brito, um dos alunos inscritos, já participou do curso de Espanhol Básico no primeiro semestre e agora continua a se qualificar com o curso de Auxiliar de Fiscalização Ambiental. “O professor de espanhol é uma pessoa que ensina bem, um ótimo profissional, foi uma ótima experiência. Espero que o curso de Auxiliar de Fiscalização Ambiental seja tão bom quanto ou supere minhas expectativas, estou esperando que seja uma coisa ótima para meu currículo”, afirmou Alysson.

A parceria entre o Porto que Educa e o ParaíbaTEC tem sido renovada a cada semestre, fortalecendo a oferta de cursos. A professora Joyce Gomes, responsável por uma das turmas, expressou otimismo em relação ao novo grupo de alunos. “Dessa vez minha turma é bem jovem e numerosa e a expectativa é sempre positiva. Espero que eles possam aprender e adquirir bastante conhecimento. Que o programa e a nossa parceria continuem perpetuando conhecimento durante o semestre”, disse Joyce.

Adriana Cardoso, coordenadora geral do ParaíbaTEC e Pronatec na Paraíba, destacou o sucesso contínuo da parceria. “Desde o início a procura dos cursos tem sido alta, o que demonstra o interesse da população nos cursos oferecidos. A parceria tem alcançado sucesso desde a primeira oferta em 2023, já tendo certificado 103 alunos”, afirmou Adriana, evidenciando a importância do programa para a comunidade local.

O ParaíbaTEC, instituído em 2017 pela Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB), em regime de colaboração com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), tem como objetivo oferecer cursos profissionalizantes que incentivem o retorno de jovens e adultos ao sistema escolar, qualifiquem profissionais e fomentem a economia local. A iniciativa em Cabedelo é um exemplo de como essas ações podem transformar a realidade de muitas pessoas.

“A continuidade e expansão do Porto que Educa refletem o compromisso com a educação e qualificação profissional, fatores essenciais para o desenvolvimento econômico e social. A cada semestre, novos alunos têm a oportunidade de se capacitar, abrindo portas para melhores oportunidades de emprego e contribuindo para o crescimento da cidade. Com a conclusão das novas turmas, espera-se que os alunos possam aplicar os conhecimentos adquiridos nas suas áreas de atuação. A expectativa é que o sucesso do programa continue a atrair mais interessados, consolidando a parceria entre a Secretaria de Educação da Paraíba e o Porto de Cabedelo”, ressalta o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho.