Notícias

Eletiva 'A Era da IA' estimula estudantes do Agreste a trabalhar com Inteligência Artificial e criar chatbot

publicado: 29/11/2023 17h02, última modificação: 29/11/2023 17h02
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
WhatsApp Image 2023-11-29 at 10.57.10.jpeg
WhatsApp Image 2023-11-29 at 10.57.10 (2).jpeg
WhatsApp Image 2023-11-29 at 10.57.10 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-11-29 at 10.57.10 (3).jpeg
WhatsApp Image 2023-11-29 at 10.57.10 (4).jpeg

Integrante da 12ª Gerência Regional de Educação, a Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Otávia Silveira, localizada no município de Mogeiro, tem uma iniciativa educacional singular que está ganhando destaque. Na eletiva “A Era da IA”, desenvolvida por meio do projeto "Disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 na Educação usando Plataformas de Inteligência Artificial", e que começou a ser implantada no mês de julho, cerca de 20 estudantes estão trabalhando com Inteligência Artificial (IA) como ferramenta para promover o conhecimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Idealizada a partir do desejo dos estudantes de explorar a IA como meio de disseminar os ODS da Agenda 2030, a eletiva representa um marco na integração entre tecnologia e educação. Atualmente, os estudantes estão produzindo chatbots por meio da plataforma Landbot, explorando a capacidade desses programas de simular conversas humanas por texto ou voz. Esse enfoque prático não apenas aprimora as habilidades dos alunos em IA, mas também os capacita a criar diálogos significativos sobre diversos conteúdos relacionados aos ODS. 

A eletiva conta com a colaboração de professores de diferentes disciplinas, demonstrando uma abordagem multidisciplinar. Além do professor Suênio Anderson, idealizador da iniciativa e docente de Química, os professores Thyala Galdino (Biologia) e João Batista (Matemática) contribuem para enriquecer a experiência educacional dos estudantes na eletiva.

“Os resultados já alcançados pela disciplina indicam um impacto significativo na conscientização da comunidade escolar e, potencialmente, além dos limites da escola. Os estudantes, munidos das habilidades adquiridas na manipulação da IA, estão não apenas aprendendo sobre os ODS, mas também se tornando agentes ativos na promoção da conscientização sobre questões sustentáveis”, explica o professor Suênio.

Os mais de 20 estudantes envolvidos na iniciativa têm utilizado as potencialidades da IA para criar uma variedade de materiais, incluindo vídeos, imagens, áudios e outros recursos digitais. A abordagem inovadora visa conscientizar o público sobre as questões vinculadas aos ODS, evidenciando a relevância desses objetivos para o desenvolvimento sustentável global.

A aluna Ilana Isabelle, do 1º ano do Ensino Médio, destaca que em toda aula é usada uma nova ferramenta, como Chatgpt, Elevenlabs (usado para criar áudios), Heygen (criador de vídeo), D-ID (criação de avatars), entre outras. “Na nossa última aula usamos o Landbot para simular uma conversa com o ser humano. É uma disciplina bem atrativa, absolvi muitos conhecimentos tecnológicos desde a primeira aula”, salienta. Já João Vitor Queiroz, também do 1º ano, conta que está sendo uma experiência incrível. “Vimos como o mundo pode se desenvolver melhor com o uso da inteligência artificial. São IAs que podem ajudar na conscientização de toda a população”.

A ECIT Otávia Silveira destaca-se pelo pioneirismo na integração da IA no currículo educacional. A iniciativa está sendo usada como exemplo para outras instituições que pensam na adoção de abordagens inovadoras para engajar os estudantes nas questões globais, preparando-os para um futuro cada vez mais tecnológico. Diante do sucesso inicial, a eletiva "A Era da IA" projeta um futuro promissor com a possível expansão para outras escolas. “A escola é destaque ao empregar plataformas de IA de vídeo, imagem e áudio para criar conteúdos digitais envolvendo as problemáticas cotidianas relacionadas aos ODS. É uma excelente eletiva onde nossos alunos estão desenvolvendo um brilhante trabalho e aprendendo coisas que vão levar para toda vida”, comemora a gestora da escola, Onelice Cláudia.