Educação prorroga inscrições para seleção de professores no Projeto Conexão Mundo 2024/2025

publicado: 10/07/2024 11h14, última modificação: 10/07/2024 11h14
ConMundo24_ProfessoresEditalAberto_Prorr.jpg

A Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ-PB), informa que o prazo para inscrições no edital de seleção de professores da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, interessados em participar das Formações Continuadas do Projeto Conexão Mundo 2024/2025, foi prorrogado até o dia 19 de julho. A retificação visa oferecer mais tempo para que os professores da rede possam reunir a documentação necessária e concluir suas inscrições por meio do link sigfapesq.ledes.net.

O projeto oferece intercâmbio educacional e cultural, visando ampliar a formação dos professores e promover o desenvolvimento educacional no estado. Com a prorrogação, o cronograma do edital foi ajustado. As inscrições, que começaram no dia 21 de junho, agora se estendem até as 17h59 do dia 19 de julho. A divulgação da homologação das inscrições, referente à primeira etapa, ocorrerá no dia 26 de julho de 2024. A segunda etapa do processo seletivo, que envolve a análise do relato de experiência e do plano de ação dos candidatos, será realizada de 31 de julho a 6 de agosto. A classificação final dos candidatos será anunciada em 12 de agosto, e o início do curso de formação será definido posteriormente.

O Projeto Conexão Mundo é uma iniciativa do Governo da Paraíba, desenvolvida pela SEE-PB, com o objetivo de qualificar professores e fomentar o desenvolvimento educacional por meio de intercâmbios culturais e educacionais. Nesta edição, serão 50 professores selecionados que poderão participar de formações em parceria com a Universidade de Mondragon, na Espanha. Os candidatos poderão escolher entre três eixos temáticos: Formação Profissional Técnica, Formação Pedagógica em Meio Ambiente, Sustentabilidade e Energias, e Formação em Inovação Educativa em Contextos Cooperativos.

O Conexão Mundo é direcionado a professores do quadro permanente da rede estadual que estão em pleno exercício de suas funções em sala de aula, conforme registrado no Sistema Integrado de Acompanhamento à Gestão Escolar (Siage). A ação visa melhorar as competências colaborativas, democráticas e autônomas dos educadores, alinhando-se às políticas educacionais da Paraíba.

As inscrições devem ser feitas por meio do formulário disponível no site da Fapesq-PB. Os interessados precisam enviar diversos documentos comprobatórios, como cópia do RG, contracheque do mês anterior, declaração de vínculo ativo, diploma de graduação e plano de ação, conforme detalhado no edital. Candidatos de populações negras, indígenas e comunidades tradicionais devem apresentar autodeclaração ou documentação específica.

"O Projeto Conexão Mundo é uma grande oportunidade para nossos professores se desenvolverem e trocarem experiências com educadores de outras partes do mundo. Convido todos os professores efetivos da Rede Estadual de Educação da Paraíba a se inscreverem no edital e participar dessa iniciativa que vai fortalecer a educação em nosso estado. Essa é uma chance de inovar, aprender e contribuir ainda mais para a formação dos nossos estudantes", convida o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho.

Para mais informações e esclarecimentos sobre o edital, os interessados devem entrar em contato através do e-mail conexaomundoprofessores@gmail.com. O edital completo e todas as informações necessárias estão disponíveis no site oficial da Fapesq-PB.