Notícias
Educação promove 2º Ciclo Formativo do Pacto Alfabetiza Mais Paraiba
A Secretaria de Estado da Educação está promovendo durante os dias 17 e 18 o 2º Ciclo Formativo do Pacto Alfabetiza Mais Paraíba. O evento que reúne formadores regionais e articuladores municipais, acontece na cidade de Campina Grande.
Durante o encontro, educadores participam de formações temáticas, visando aprimorar suas habilidades e estratégias de ensino da alfabetização de crianças do 2º ano. De acordo com o Secretário Executivo de Cooperação com os Municípios, Erivonaldo Alves, o encontro também é um momento para apropriação do material da Coleção Veredas, que já foi entregue nos municípios de todo Estado.
“Hoje todos os municípios já estão trabalhando com esse material que é muito importante para o movimento de alfabetização aqui na Paraíba”, destaca o secretário.
Para este 2º Ciclo Formativo, a Secretaria organizou momentos diferenciados. “Nós trouxemos agora o letramento racial, que é de extrema importância para trazer essa temática tão antiga e ao mesmo tempo tão vigorosa para as nossas crianças e para os nossos professores”, explica a coordenadora do Pacto Alfabetiza Mais Paraíba, Kaline Gonzaga.
A palestra sobre letramento racial foi ministrada por Aniely Mirtes, Gerente Operacional de Educação Indígena, Quilombola, das Relações Étnico-Raciais e dos Povos e Comunidades Tradicionais, e trouxe aspectos importantes da educação infantil para os educadores.
“Formar multiplicadores é extremamente necessário e importante. E a temática de Educação Êtnico-Racial ainda é uma temática com pouca sensibilização e adesão no meio educacional”. Segundo Aniely por mais que haja leis federais, leis estaduais, que fomentem as práticas educativas antirracistas, ainda falta sensibilização de professores e de gestores sobre o tema.
No segundo dia do Ciclo Formativo, as atividades serão sobre os dados dos níveis de leitura que as crianças tem no início do segundo ano e como elas concluem esse período. “Isso influencia na leitura deles no final, na fluência da leitura deles no final do ano. E como a ausência dessa base, da leitura, interfere nesse aprendizado”, explica Kaline.
O evento conta com a presença da equipe da Undime PB - União Nacional dos Dirigentes de Educação Municipal, e foi abrilhantado pela presença de algumas crianças da Escola Santo Antônio que fizeram apresentações de canções e atividades da Coleção Veredas.