Notícias
Educação participa de Encontro Estadual de Ações Afirmativas promovido pelo Ministério da Igualdade Racial
A Secretaria de Estado da Educação (SEE) participou na tarde desta terça-feira (22) da abertura do Encontro Estadual de Ações Afirmativas e Promoção da Igualdade Racial, promovido pelo Ministério da Igualdade Racial. O encontro acontece na Escola Cidadã Integral Técnica EEPAC, em João Pessoa, e conta com a participação de representantes das secretarias de Educação; de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; de Cultura; e da Mulher e da Diversidade Humana. O objetivo do encontro é aproximar as gestões federal e estadual no desenvolvimento de ações afirmativas para grupos vulneráveis.
Ao longo da tarde desta terça (22) e também de toda a quarta-feira (23), os representantes das secretarias e participantes do encontro vão produzir um plano de ações afirmativas para ser implementado em cada gestão. O encontro tem uma metodologia de oficina reconhecida por diversos órgãos reguladores e tem o objetivo de produzir um plano que irá mostrar, de fato, o cenário das ações afirmativas para o futuro das gestões.
O Secretário Executivo de Gestão Pedagógica da SEE, Edilson Amorim, esteve presente no encontro e comentou sobre a importância de promover debates sobre esta temática. “É de suma importância discutirmos estes temas, juntamente com as outras secretarias, para que a gente promova uma sociedade mais justa. Vivemos em comunidades tão diversas e, ao mesmo tempo, com tantas populações mais vulneráveis, então o Estado precisa promover ações afirmativas a estes grupos. É preciso reafirmar a dignidade destas pessoas em todas as suas diferenças. A humanidade demorou muito para compreender e assimilar nossas diferenças. Por isso essas ações são importantes”, comentou.
A Coordenadora Geral de Políticas de Ações Afirmativas do Ministério da Igualdade Racial, Raianne Alcântara, lembrou dos objetivos gerais dos encontros, que estão sendo promovidos em diversos Estados do Brasil desde o início do ano. “O objetivo é aproximar as gestões estaduais do Ministério, para que nós não façamos políticas públicas distantes da realidade dos Estados. Então o principal objetivo é trazer essa aproximação das gestões. Conseguindo aproximar os Estados, também queremos, em um segundo momento, fazer essa interação com os municípios. Então queremos sair daqui com um plano de ações afirmativas factíveis e realizável para os próximos anos”, explicou a coordenadora.