Educação oferta oficinas e stand na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

publicado: 22/11/2023 16h18, última modificação: 22/11/2023 16h18
SemanaCienTecn23_Dias_01.png

A Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB) marcará presença na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, o evento acontece nos dias 23, 24 e 25 de novembro, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Na ocasião, a SEE-PB promoverá oficinas abertas ao público no miniauditório da educação, oferecendo a oportunidade de inscrição e certificação. Na semana, a SEE ainda terá um stand dedicado à divulgação dos principais atrativos da rede educacional, incluindo Ensino Integral, Ensino Técnico Profissionalizante e programas específicos. O link para inscrições nas oficinas está disponível em https://x.gd/z3FIM.

A programação de oficinas abordará temas relevantes, como preparação para o mundo do trabalho, uso de Realidade Virtual e Aumentada na educação, e a aplicação da Inteligência Artificial no processo de ensino e aprendizagem. As oficinas serão conduzidas por profissionais especializados, contribuindo para o desenvolvimento contínuo dos participantes. Além disso, a SEE apresentará diversos projetos e atividades em seu estande, com foco na promoção da rede educacional. A participação é aberta a alunos do 9º ano e ao público em geral, proporcionando uma visão abrangente das ações previstas para 2023 e 2024.

A  Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em seu 20º ano de trajetória, foi pensada tomando por base o tema central sugerido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT): ‘Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável’, e reafirma seu compromisso em mobilizar a população em torno da importância da ciência e tecnologia. Instituída em 2004, a semana promove eventos em todo o país, incluindo feiras, palestras, cursos, oficinas e atividades de observação do céu. Seus objetivos fundamentais incluem a divulgação científica, o estímulo à curiosidade e pensamento crítico, bem como a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida.

A Educação, como participante ativa da iniciativa, contribui para a disseminação do conhecimento científico e para a promoção de uma cultura científica e inclusiva no Brasil. Além da SEE-PB, A 20ª SNCT é apoiada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação, Governo do Estado da Paraíba e das instituições de pesquisa científicas: Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq), Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), Fundação de Apoio ao Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Faculdades Nova Esperança, Uninassau e Unipê, além da Daten, Proebus, Cagepa, Teletex, Funetec, Sebrae, Empreender Paraíba, Fiep e Empresa Paraibana de Comunicação  (EPC).

Confira os destaques da programação de oficinas:

• 23/11 - Oficina de Criação de Currículos e/ou Preparação para Entrevistas: Preparação para o mundo do trabalho, das 14:00 às 15:30.

• 24/11 - Realidade Virtual e Realidade Aumentada na Educação: Tornando o ensino mais atrativo, das 14:00 às 15:30.

• 25/11 - Inteligência Artificial na Educação: Lidando com a IA no processo educacional, das 14:00 às 15:30.

Destaques do estande:

• 23/11 - Campanha de Matrículas, Robótica, Primeira Chance: Apresentação das ações para a comunidade, das 14:00 às 18:00.

• 24/11 - Campanha de Matrículas, Drink Pank (Escola Bruxaxá), Conexão Mundo: Divulgação das iniciativas, das 14:00 às 18:00.

• 25/11 - Campanha de Matrículas, Ouse Criar (Pedras de Fogo), Conexão Mundo: Exposição das ações para a comunidade, das 14:00 às 18:00.

Para a conferir a lista completa de oficinas disponíveis, faça o cadastro no link https://x.gd/z3FIM.