Educação em números: Programas, ações e iniciativas transformaram a vida dos mais de 205 mil estudantes em 2023

publicado: 29/12/2023 15h59, última modificação: 29/12/2023 15h59
AB7123D4-2801-4A93-AAFA-3BD6E4B91B77.jpeg

Foto: RIZEMBERG

Em um ano repleto de desafios e superações, a Paraíba celebra os notáveis avanços na educação em 2023. Com cerca de 205 mil estudantes, 647 escolas estaduais e 17 mil professores, o estado testemunhou resultados expressivos provenientes das iniciativas do Governo do Estado por intermédio da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB). De modernização de sistemas à criação de programas inovadores, o impacto positivo reverbera na qualidade do ensino e na construção de um futuro promissor para a juventude paraibana.

Entre as principais iniciativas de 2023 está a criação do programa Alfabetiza Mais Paraíba, que coloca em prática o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa pelo Regime de Colaboração com os 223 municípios paraibanos, com investimentos da ordem de R$ 23 milhões. O programa traz avaliações de fluência, formação de gestores e professores, material didático estruturado, acompanhamento, entre outras iniciativas, e revelou-se uma ferramenta eficaz na promoção da leitura e escrita na idade certa. A participação de 94% dos estudantes nos testes de fluência e oralidade realizados beneficiou diretamente mais de 211 mil crianças. Além disso, dentro do programa também houve a abertura de editais para bolsas de monitoria, tutoria, de formadores e bolsa permanência.

O ano de 2023 também contou com a criação do programa Avança Ideb Paraíba, que tem como objetivo promover o engajamento das Secretarias Estadual e Municipais de Educação, de gestores, professores e estudantes para melhorar o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O programa não apenas definiu prêmios de incentivo, mas também promoveu ações concretas para o acompanhamento da frequência dos estudantes e definiu metas para a SEE-PB, para as Gerências Regionais de Educação e para as escolas, bem como realizou caravanas, eventos de pactuação, monitoramento e elaborou diretrizes para a Progressão Parcial e conclusão do ano letivo. O projeto aida garantiu a participação das escolas nas avaliações externas do Sistema de Avaliação da Educação Básica da Paraíba (Siave)  e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Os programas específicos do Governo do Estado que acontecem por meio da SEE-PB também tiveram excelentes resultados. O Conexão Mundo, que leva estudantes para fora do país, teve 400 estudantes indo para o Reino Unido, Espanha e Chile, um investimento de R$ 27 milhões. Já por meio do Primeira Chance, programa de incentivo à concessão de estágio, beneficiou 1.405 estudantes com direito à bolsa-auxílio de 1.000 reais, representando um investimento de R$ 8 milhões. E o ParaíbaTec, com oferta de cursos profissionalizantes, beneficiou 7.172 estudantes, 414 professores e 169 profissionais de apoio pedagógico, com um investimento de R$ 6,2 milhões.

As ações do governo também resultaram no aumento dos números do acesso às universidades, com cerca de 18 mil inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, o que representou um aumento significativo de 8% com relação ao ano anterior. Os programas "Se Liga no Enem" e "Desafio Nota Mil", criados com a finalidade de garantir a manutenção do apoio e incentivo aos estudantes que se submetem ao exame, revelaram-se cruciais, com mais de 5 mil alunos participando do Se Liga, mais de 9 mil estudantes integrando o Desafio Nota Mil e cerca de 30 mil redações elaboradas por estudantes prontos para alçar voos acadêmicos.

No quesito valorização dos profissionais, a Educação da Paraíba também brilhou. O reajuste salarial de 14,95% para professores efetivos e 80,02% para os prestadores de serviço confirmado pelo governador João Azevêdo reflete o reconhecimento da importância desses profissionais na formação dos cidadãos paraibanos. Um estímulo valioso para o comprometimento com a excelência educacional. Houve ainda a premiação de 3.200 professores através do programa "Mestres da Educação", recebendo um 14º salário em dezembro. Além disso, 6.000 servidores de 198 escolas foram reconhecidos no "Escola de Valor", com o benefício de um 14º salário que será concedido em janeiro.

Outro ponto que marcou a Educação neste ano foi a modernização do sistema de matrícula, simplificando o acesso à educação para milhares de famílias. O Sistema Integrado de Acompanhamento e Gestão Escolar (Siage), fruto desse esforço, não apenas agilizando o processo de matrículas, mas também capacitou regionais e escolas, preparando-os para enfrentar os desafios do novo ciclo letivo. A atenção à saúde emocional nas escolas, evidenciada pelo Programa de Saúde Emocional, ainda reforçou o compromisso com uma formação integral através da contratação de 16 psicólogos e 16 assistentes sociais.

Encerrando este capítulo de conquistas, o secretário de Estado da Educação, Roberto Souza, afirma que 2023 foi um ano diferenciado e de muito esforço conjunto em prol de melhorias na educação. "Estamos construindo mais do que números; estamos construindo oportunidades e transformando vidas. Em 2023, a educação paraibana não apenas superou desafios, mas estabeleceu um novo padrão de excelência. A Paraíba caminha para um futuro educacional ainda mais promissor, e cada estudante, professor e profissional envolvido contribuiu para essa trajetória de sucesso”.